sexta-feira, 19 de junho de 2009

Janela Internacional de Cinema do Recife abre inscrições



Ano passado nasceu um novo festival de cinema em Pernambuco: a Janela Internacional de Cinema do Recife, que ocupou os cinemas do Parque e da Fundação Joaquim Nabuco. A mostra competitiva exibiu 150 filmes de diferentes países (70 em competição), e promoveu mostras e debates especiais com presença dos produtores.

A 2ª edição será somente em outubro, mas as inscrições para as mostras competitivas nacional e internacional abrem amanhã (sábado). Uma das características mais bacanas do evento é que, para participar da seleção, não há restrições de gênero ou formato de captação de imagem.

Ou seja, podem concorrer filmes gravados no bom e velho 35mm ao mais tosco aparelho celular.

A única condição é que as obras sejam realizadas de janeiro de 2008 pra cá. Cada realizador poderá concorrer com quantos filmes desejar.

O prazo para inscrições segue até 1º de agosto (filmes estrangeiros) e 10 de agosto (brasileiros).

As instruções estão disponíveis no site do festival. O resultado será divulgado até o 16 de setembro, na mesma URL. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3341-4942 e email fest@janeladecinema.com.br .

Cerca de 150 filmes brasileiros e estrangeiros serão contemplados pela seleção. Eles serão divididos nas categorias competição brasileira e internacional de curtas, panorama de curtas com focos especiais e mostra não-competitiva de longa-metragem.

O festival também promoverá a 2ª Janela Crítica, oficina onde jovens cinéfilos participam de encontros sobre crí�tica cinematográfica e produzem suas próprias crí�ticas, que serão veiculadas no site do festival. Os jovens também formarão o jú�ri paralelo, elegendo os melhores filmes em competição.

A 2ª Janela Internacional de Cinema do Recife é uma realização da CinemaScópio Produções Cinematográficas e Artísticas, com o patrocínio do Governo de Pernambuco através do 2º Edital do Audiovisual, lançado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

(com informações da assessoria)

Nenhum comentário: