terça-feira, 9 de junho de 2009

João Silva e Jackson do Pandeiro afinados com São João


João Silva, autor do forró Pagode Russo: um dos homenageados do São João 2009 do Recife

As comemorações em torno de João Silva e Jackson do Pandeiro, homenageados do São João da prefeitura do Recife, começam a ganhar maior dimensão a partir de hoje, em diferentes endereços da cidade. Às 9h, na Casa do Carnaval (Pátio de São Pedro), será inaugurada a exposição interativa e itinerante sobre os artistas. Às 15h30, na Livraria Cultura (Paço Alfândega - Recife Antigo), haverá a segunda etapa do ciclo de palestras Jornadas Gonzagueanas. E às 20h, no Teatro de Santa Isabel, a Orquestra Sinfônica do Recife apresenta arranjos especiais para músicas de João e Jackson, entre outros compositores. Todos os eventos têm entrada franca.

Nascido em Arcoverde, João Silva voltou a Pernambuco há apenas oito meses, e diz que nem tão cedo pretende "arredar" o pé da capital que, no próximo dia 18, concederá a ele título de cidadão recifense. No encontro de hoje na Livraria Cultura, ele se encontra com os pesquisadores Ademário King e Mávio Holanda (a quem a prefeitura comprou o atual acervo do Memorial Luiz Gonzaga). "João Silva foi a pessoa que mais compôs para Gonzaga. Conversando com ele, poderemos saber detalhes dessa parceria", disse King, que mora em Caruaru e viaja especialmente para o evento.

Aos 73 anos de vida e mais de 2 mil composições gravadas por Gonzaga, Jackson, Quarteto em Cy, Núbia Lafayette, Ari Lobo, Simone, Ney Matogrosso, entre outros, João Silva tem sua vida contada em livro de José Maria Almeida Marques, intitulado Pra não morrer de tristeza, e filme de Deby Brennand, Recordações nordestinas (em fase de produção). Ele mesmo explica que, das 114 canções feitas para o Rei do Baião, 26 são instrumentais. "São músicas soladas por Gonzaga, e foram lançadas num disco da gravadora Copacabana", explica o veterano compositor de Pagode russo e Danado de bom, que às 20h terá parte de sua obra tocada no palco do Santa Isabel, em arranjos sinfônicos de Nilson Lopes.

O Concerto de São João apresenta arranjos inéditos para orquestra e sanfona, em que o forrozeiro Genaro será o solista. Às 9h, no mesmo local, haverá ensaio aberto ao público. "Já fizemos algo parecido no projeto Sivuca Sinfônico, mas essa é a primeira vez que a Orquestra do Recife se envolve diretamente com o São João", conta o maestro Osman Gioia. No repertório também haverá novas versões para Sebastiana e Vou me casar, em arranjos assinados por Sérgio Campello, do grupo SaGrama, e a execução de Concerto Sinfônico para Asa Branca, criação de Sivuca, agora tocado por Gennaro. O sanfoneiro, que hoje interpreta o mestre Sivuca, também tem uma história especial com Jackson do Pandeiro, com quem iniciou carreira. "Conheci Jackson no Rio de Janeiro em 1975, quando ele tinha um programa de rádio. Tive a felicidade de tocar com ele nos meus primeiros discos, antes de entrar no Trio Nordestino", lembra Gennaro.

A exposição que abre hoje na Casa do Carnaval é boa oportunidade para conhecer melhor a vida e obra dos homenageados. Às 9h, a solenidade de abertura conta com a presença de Dona Almira Castilho e Dona Neusa Flores, respectivamente: a segunda esposa e parceira de trabalho, e a viúva de Jackson do Pandeiro. A partir do dia 12, a exposição prossegue no Shopping Tacaruna.

Nenhum comentário: