domingo, 10 de janeiro de 2010

Cartum de Jarbas é premiado na Amazônia



O cartunista Jarbas, da equipe de arte do Diario de Pernambuco, foi um dos destaques do 2º Salão Internacional de Humor da Amazônia, realizado em Belém do Pará. O evento, que terminou dia 27 de dezembro, concedeu menção honrosa ao artista pernambucano, que participou com o cartum intitulado Pássaros. O trabalho de Jarbas concorreu entre 70 selecionados para o tema "ecologia". No segundo tema, "chuva", foram mais 50 cartuns. No total, artistas de 29 países participaram do salão.

Elaborado em dois tempos, o cartum de Jarbas brinca com a percepção ao colocar num primeiro quadro um homem que contempla uma árvore. No segundo quadro, descobre-se que a árvore é na verdade uma antena, e longe de admirar a natureza, a intenção do personagem é simplesmente assistir TV. "É uma reflexão sobre o desmatamento e o total desinteresse por outras criaturas do planeta", diz Jarbas.

Antes mesmo de se tornar pauta do dia, a ecologia tem sido abordada por cartunistas de todo o mundo. "Há muito tempo estamos destruindo a natureza. Por isso, o cartum sobre ecologia tem prazo de validade enorme", diz Jarbas. Dificil é manter a originalidade com tantas imagens circulando por aí. "Hoje há muitos salões abordando o tema e a produção é cada vez maior. Do ponto de vista da criação, é preciso ter cuidado, pois nem sempre a primeira ideia é original. Os temas estão se repetindo muito. Por isso, a comissão julgadora precisa ter conhecimento amplo do que circula por outros salões para não premiar a mesma ideia duas vezes".

Em doze anos de carreira, Jarbas acumula cerca de 25 prêmios e menções honrosas nas categorias cartum, história em quadrinhos, ilustração e design gráfico. Não é de hoje que ele concilia a arte de fazer rir com temas com profundidade ecológica. Dentro do mesmo assunto, cartuns de sua autoria foram premiados em 2008 no Salão de Brasília (1º lugar) e, em 2005, no Festival Nacional de Estância Paraguaçú, em São Paulo (3º lugar).

"Moramos em uma região onde a natureza é violentada a cada dia", diz o cartunista Biratan Porto, idealizador e coordenador do Salão da Amazônia, como justificativa para o tema fixo estabelecido pelo evento. Os melhores trabalhos (selecionados por uma comissão formada pelos cartunistas Fernando Gonsales, Orlando Pedroso, Laílson de Holanda, pelo pesquisador paraense Luiz Fernando Carvalho e por Jaime Bibas, presidente do Instituto de Artes do Pará) provocam o riso num primeiro momento, para então despertar a amarga consciência do processo coletivo de auto-destruição.


Mascote verde, de Angel Boligán Corbo (México)


Zorros, de Leslie Ricciardi (Espanha)

É o caso de Pássaros, de Jarbas, Mascote verde (2º lugar tema "chuva"), do mexicano Angel Boligán Corbo, e Zorros (1º lugar tema "ecologia"), do espanhol Leslie Ricciardi. "Esse é o sentido da mostra. Você ri do que vê, mas logo percebe que está inserido naquele contexto, que faz parte deste mundo", diz Biratan.

(Diario de Pernambuco, 10/01/2010)

Nenhum comentário: