segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

"Tocaia no asfalto", de Roberto Pires, renasce restaurado


Foto: Ugo Pedreira /Divulgação

De Salvador, Alê Pinheiro avisa que Tocaia no asfalto (1962), de Roberto Pires, acaba de ganhar cópia restaurada em 35mm. A primeira sessão será nesta quarta, 19h, no DIMAS - Sala Walter da Silveira, Biblioteca Pública dos Barris. A entrada é franca.

No elenco estão Agildo Ribeiro, Othon Bastos, Geraldo del Rey, Arassary de Oliveira, Adriano Lisboa, Ângela Bonatti, David Singer, Jurema Pena e Antônio Pitanga, em um de seus primeiros papéis.

Considerado precursor do Cinema Novo - Glauber Rocha e Orlando Senna são produtores de Tocaia, Pires e seu legado vêm sendo administrado por um grupo de jovens baianos, entre eles o filho do cineasta, Petrus Pires.

A volta de Tocaia , patrocinada pelo Programa de Restauro Cinemateca Brasileira – Petrobras, faz parte de um projeto maior, que inclui o restauro de Redenção (1959), o primeiro longa baiano, que ganhará exibição itinerante a partir de março de 2010, e A grande feira (1961).

Mais informações aqui.

Um comentário:

Andre Dib disse...

Oi Thais,

Assisti ao filme, sei qual é o show. Inclusive Lírio me disse que o filme estreia no começo do mês que vem. Você pode mandar material para andrehdib@gmail.com

Abraço,

André Dib