quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Imagens raras do manguebeat



Chico Science e a cultura manguebeat estão de volta à "cena" hoje à noite, na última rodada competitiva do 9º Festival de Vídeo de Pernambuco. Viagem ao centro do mangue, do fotógrafo Gil Vicente, traz imagens raras de um encontro entre integrantes da Mundo Livre e Lamento Negro, grupo que pouco depois se juntaria ao Loustal para formar a Nação Zumbi. Editor-assistente de fotografia do Diario de Pernambuco, Vicente foi testemunha há 15 anos da gênese do movimento. No vídeo, que ele apresenta hoje pela primeira vez, ele trata do assunto a partir de uma sessão de fotos feita com os músicos numa expedição exploratória entre pontes, mangues e estações de trem.

A ideia de retirar o material da gaveta e adaptá-lo para a linguagem audiovisual surgiu após a abertura da exposição Camisa sonora, promovida pelo Memorial Chico Science. "Adriana Vaz (gerente de serviços do MCS), me convidou para fazer uma projeção das fotos em sequência", conta Vicente. O vídeo é um remix digital dessasimagens seminais, cerca de 40 fotos em preto e branco editadas e retrabalhadas em detalhes e tons. O experimento rendeu um conjunto de 250 novas imagens, que interagem sobre a trilha sonora com trechos e samplers de um show da CSNZ em Montreaux, disponibilizada na internet. O resultado, de acordo com o diretor, é um vídeo que transita entre o documentário experimental e o making of do que seria os primeiros momentos da cultura mangue.

Programação - Dezoito atrações estão previstas para hoje no Festival de Vídeo. Às 17h30, a mostra universitária apresenta Abril pro rock-fora do eixo, de Ricardo Almoêdo, Everson Teixeira e Júlio Neto, Depois do jantar, de Alba Azevedo e Nara Viana, Um carpinense chamado Aguinaldo, de Thalita Belo Pereira, Devaneio, de Marlom Meirelles e Ô de casa, de Júlia Araújo, Sheyla Florêncio, Mirthyani Bezerra. A partir das 19h, a mostra geral traz A invenção do cotidiano, de Diogo Luna, Refém, de Luna Silva Matos, A maldição de Simeão, de José Manoel da Silva, Acima da chuva, de TacianaOliveira, Hoje tem espetáculo, de Andreza Leite, The skate boy, de Marco Machado, Fairies, de André Pinto, Viagem ao centro do mangue, de Gil Vicente, Todo dia, de Daniel Barros, Dilema - Bob Black, de Taciana Oliveira, Mamulengo riso do povo, de Amanda Marques e Vilma Silva, Não me deixe em casa, de Daniel Aragão e Difusão, de Daniel Barros.

(Diario de Pernambuco, 03/12/2009)

Nenhum comentário: