quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Mais três patrimônios vivos



Maestro Nunes, o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, e o Clube Indígena Canindé do Recife são os três novos Patrimônios Vivos de Pernambuco. O título foi concedido ontem, pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe. Significa que a partir de agora eles receberão do governo de Pernambuco bolsas vitalícias mensais no valor de R$ 750 (pessoas físicas) e R$ 1,5 mil (grupos culturais). Como contrapartida, os eleitos se comprometem a manter preservadas as manifestações as quais representam e transmitir seus conhecimentos em eventos e programas de ensino ligados à Fundarpe.

A premiação chega em boa hora, já que o carnaval está chegando e os três eleitos estão diretamente ligados à festividade. Autor de Cabelo de fogo, Maestro Nunes já está com vários frevos prontos para fevereiro. Sua sede continua no segundo andar da Federação Carnavalesca (Pátio de Santa Cruz), onde ensina os segredos do frevo.

Dona Olga, a matriarca do Estrela Brilhante soube da notícia através da reportagem do Diario. "Agradecemos pelo presente", diz, com alegria. Em homenagem a Dona Emília, a boneca da agremiação, haverá queima de fogos na virada do ano. "Ela é quem ganhou o prêmio. Ela manda, a gente só administra", diz Gilberto Batista, filho de Dona Olga e porta-estandarte do maracatu. Batista disse que pretende economizar o dinheiro das bolsas para que o Estrela tenha um ônibus próprio e deixe de depender de políticos e órgãos públicos para fazer as apresentações em outras cidades.

Mais antigo maracatu em atividade - mês passado completaram-se 185 anos desde que o avô de Dona Olga passou a liderar o grupo, na Ilha de Itamaracá, o Estrela Brilhante aos poucos vai ganhando reconhecimento oficial. Pelo Goveno Federal, ele recebe recursos e equipamentos como Ponto de Cultura. No entanto, na esfera municipal, Batista diz que não há apoio algum. "A Prefeitura de Igarassu não chama a gente pra nada. No Recife, fomos sorteados para abrir o Carnaval no Marco Zero, mas os outros maracatus protestaram alegando que somos de outra cidade. Mesmo com Igarassu sendo parte da Região Metropolitana, fomos cortados da programação".

Com 120 membros, o Canindé do Recife é o mais antigo caboclinho do estado e vai completar 113 anos no próximo mês de março. Até o momento, ele se mantinha com cachês e recursos de editais. Agora, terá estabilidade para investir em mais estrutura para a sede, na Bomba do Hemetério. No próximo domingo, recomeçam os treinos para o Carnaval. "Há cinco anos nos inscrevemos e agora conseguimos. Estou muito empolgada e feliz pelo reconhecimento", diz Juracy Simões, presidente da agremiação.

Instituída em 2002, a Lei do Patrimônio Vivo objetiva reconhecer e valorizar as manifestações populares e tradicionais da cultura pernambucana. Entre os 21 contemplados estão a cirandeira Lia de Itamaracá, a Orquestra Curica de Goiana e o cineasta Fernando Spencer.

(Diario de Pernambuco, 31/12/2009)

Nenhum comentário: