quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Articulações para negócios e festa da música



A Feira Música Brasil 2009 começou ontem e segue até domingo com uma programação que interessa tanto a profissionais quanto ao público que aprecia a boa música. Para aqueles, haverá dezenas de conferências, painéis, oficinas, palestras, exposições e rodadas de negócio com representantes de empresas nacionais e estrangeiras que atuam no mercado digital, gravadoras, exportadoras e festivais. No total, são 400 convidados de diferentes países. Para o grande público, o evento traz 35 shows em dois palcos do Recife Antigo, sem falar no Circuito Vivo, festival paralelo com mais de 40 artistas em oito palcos da cidade.

"É uma festa, não só uma feira", disse o diretor do Centro de Música da Funarte, Cacá Machado, na coletiva de imprensa, ontem à tarde. A seu lado, estavam na mesa o presidente da Funarte, Sérgio Mamberti e os diretores-executivos da FMB, Cacá Mamoni e Carlos Tabakof. Mamberti falou sobre necessidade de impulsionar uma economia baseada não somente nas imposições do mercado, uma economia criativa. "Vivemos um momento de abertura e de construção de um novo processo. Nós sabemos da importância da música brasileira não só na formação da indentidade do país, mas como movimentador de divisas. É perverso que isso esteja subjugado somente a interesses particulares. Queremos construir uma economia com todos os seus atores".

Para participar desse processo, basta frequentar as reuniões do Fórum da Rede Música Brasil, hoje e amanhã das 13h às 16h (MinC-NE - Rua do Bom Jesus, 237). A plenária final será sábado, mesmo horário, no Porto Digital (Rua do Apolo, 181). Esta será a quarta reunião do fórum, que nasceu na Feira da Música de Fortaleza, e já passou pelo Porão do Rock (Brasília) e Goiânia Noise.

"Às vezes escutamos notícias de que o mercado da música está mal. Para mim, isso não é verdade e (a FMB) é um espaço para essa positividade", disse Tabakoff, que pretende solidificar o evento como um marco no calendário nacional. Como diferencial dos eventos de negócio da música existentes em outras capitais (no Recife, temos o Porto Musical), Tabakof destaca a abrangência e o monitoramento. "Faremos um trabalho de quantificação para criar uma base de negócios". A FMB também não deixa a desejar se comparada a grandes festivais. "Para o ano que vem, queremos ampliar a grade. O coração do evento é a música, queremos que ela seja mostrada em toda a sua diversidade", disse Mamoni.

Shows e filmes - Somente na noite de hoje, nove shows gratuitos podem ser assistidos no Marco Zero: A Trombonada (19h), Nina Becker (19h40), Banda Naurêa (20h20), Milocovik (21h), Júpiter Maçã (21h40), André Abujamra (22h20), Macaco Bong (23h), Mundo Livre (23h40) e Sepultura (00h40).

De hoje a sábado, no Cinema Apolo, a FMB promove uma mostra de filmes em parceria com a Cinemateca Brasileira. Hoje será exibido Cartola - música para os olhos (Brasil, 2007), de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda; amanhã, o documentário O rock brasileiro - histórias em imagens (Brasil, 2009), de Bernardo Palmeiro; e sábado, Beyond Ipanema(EUA, 2009), de Guto Barra. Os diretores das três produções estarão presentes nas sessões, que começam às 18h30.

(Diario de Pernambuco, 10/12/2009)

Nenhum comentário: