segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Temporada do audiovisual



Quatro dias de mostra competitiva e uma noite de premiação fazem do Festival de Vídeo de Pernambuco um programa para a semana inteira, com entrada franca

O 11º Festival de Vídeo de Pernambuco começa hoje, trazendo ao Teatro do Parque extensa programação. A essência do evento, uma produção conjunta do governo do estado com a Prefeitura do Recife, continua a mesma: abrir espaço para a nova safra audiovisual feita em território pernambucano.

Já o formato traz algumas novidades, entre elas, uma segunda mostra competitiva, oficinas, debates, novas parcerias e programação estendida para cinco dias, onde quatro estão reservados para exibição e um para a cerimônia de premiação. O encerramento está marcado para a próxima sexta-feira, na Torre Malakoff, quando será anunciado o edital 2010 do concurso Ary Severo / Firmo Neto. Em todas as atividades, a entrada é gratuita.

Realizadores de diferentes gerações estão representados na seleção, o que revela o caráter abrangente do festival. Do estreante Hugo Carneiro e seu documentário Cine Império, sobre o espaço de exibição do grupo Severiano Ribiro, que funcionou até 1979 no bairro de Água Fria, ao veterano Fernando Spencer e seu mais novo trabalho, Nossos ursos camaradas. De cineastas reconhecidos em festivais brasileiros como Daniel Bandeira e Daniel Aragão (Não me deixe em casa estreou em Gramado) aos fotógrafos Gil Vicente (editor-assistente de fotografia do Diario) e Chico Lacerda.

O programa está dividido entre mostra geral (curtas de ficção, documentário, videoclipes, animação e experimentais) e mostra universitária, dedicada esta crescente produção. Além dos tradicionais prêmios em dinheiro e certificados, os trabalhos vencedores também receberão troféus - outra novidade do evento.

Os 68 vídeos concorrem a R$ 42 mil em prêmios e foram selecionados pela equipe técnica da Fundarpe e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, a partir de 107 títulos inscritos. O júri é formado por duas comissões: Cátia Oliveira, Fernando Weller e Marcos Enrique Lopes (mostra universitária) e Sérgio Dantas, Osman Godoy e Marcos Toledo (mostra geral).

De acordo Carla Francine, da coordenadoria de audiovisual da Fundarpe, entraram todas as obras que cumpriram os requisitos técnicos mínimos para ser exibidos. "Procuramos contemplar o máximo de produções inscritas. Acreditamos que todas devem ter a chance de ser vistas". Além da capital, realizadores do interior do estado participam da mostra. "Somos parceiros do Fest Vale Curtas Juazeiro, no qual o vídeo Vida de maluco, um dia de cada vez (Petrolina), de Rinaldo Lima, foi vencedor. A expectativa é que, com as atividades extras, o público seja maior que a média do ano passado (cerca de 400 pessoas por dia).

Oficinas - De hoje a quarta, o Espaço Pasárgada será sede de uma oficina de roteiro cinematográfico ministrada por Leo Falcão. Já a Torre Malakoff recebe a oficina Realizando em 1 minuto, com a jornalista e professora do curso de Cinema da UFPE, Alice Gouveia. Francine vê na parceria um salto qualitativo para o evento. "A oficina faz parte do projeto de aproximação do curso de cinema da UFPE com a Fundarpe".

Amanhã e quarta, haverá dois debates, sempre às 15h, no Teatro do Parque. Amanhã, o tema é Circulação de produtos audiovisuais, com os produtores João Jr., Emilie Lesclaux, Marcelo Pedroso e Cynthia Falcão. Na quarta, é hora de retomar a discussão iniciada no ano passado, sobre a possibilidade do festival abrir ou não para a produção nacional. "O assunto pode ser mote para discutir coletivamente o formato do evento do ponto de vista dos realizadores e também do público", diz Francine, que estará na mesa com Oscar Malta, Antonio Carrilho, Pedro Severien, Daniel Bandeira e Ernersto Barros.

(Diario de Pernambuco, 30/11/2009)

Um comentário:

Unknown disse...

Oi. Gostaria de te mandar um email com o flyer de um evento visto minha empatia para com o seu blog. infelizmente, não encontrei nenhum email seu disponível por aki.
Se possível, entra em contato que te mando:
havane.melo@yahoo.com.br
valeu!
;*