quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Festa pernambucana no Cine Brasília

Brasília (DF) - Curtas metragens pernambucanos foram destaque na cerimônia de premiação do 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, na noite de ontem. Ave Maria ou mãe dos sertanejos, de Camilo Cavalcante, foi vencedor em três categorias: melhor filme (júri oficial), fotografia (Beto Martins) e som (Nicolas Hallet). "Esse é um filme muito especial, feito coletivamente, e o prêmio é resultado desse trabalho. O pessoal de Serrita vai ficar muito feliz. Vamos fazer uma grande festa para comemorar", disse Cavalcante, emocionado.

Recife frio, de Kleber Mendonça Filho, ganhou em sete categorias: melhor filme na votação do júri popular e crítica, melhor direção e melhor roteiro, assinados por Kleber Mendonça. Além disso, o curta ganhou troféus em quatro categorias especiais. "Espero que esse filme traga algumas ideias novas para pensar como Recife está sendo tocado", disse o diretor.

Na categoria longa-metragem, É proibido fumar foi vencedor em nove categorias: melhor filme (voto da crítica), ator (Paulo Miklos), atriz (Glória Pires), atriz coadjuvante (Dani Nefussi) roteiro (Anna Muylaert), direção de arte (Mara Abreu), trilha sonora e montagem (Paulo Sacramento). "É a primeira vez que estou competindo em um festival. Obrigado a Brasília, ao júri e a todos os colegas que estiveram comigo no filme e à minha família, que segura todas as ondas quando estou fora de casa", disse Glória Pires, emocionada e fortemente aplaudida.

O prêmio de melhor direção foi para Evaldo Mocarzal, pelo documentário Quebradeiras. Filhos de João - admirável mundo novo baiano, de Henrique Dantas, foi eleito melhor filme pelo júri popular, prêmio especial do júri oficial e em duas outras categorias extra-oficiais. Representando a banda, o cantor e compositor Moraes Moreira subiu ao palco e fez todos cantar Preta pretinha, uma das músicas mais conhecidas do o antológico grupo de músicos. "Já se passaram alguns anos e o sonho dos Novos Baianos ainda não acabou", disse Moreira, ovacionado pelo público.

Nenhum comentário: