terça-feira, 17 de novembro de 2009

Festival de Brasília // Daqui a pouco: Lula, o filme



A expectativa é alta com a primeira exibição nacional de Lula - o filho do Brasil.

Mais de 500 cadeiras, quase a metade do Teatro Nacional, estão reservadas a diferentes escalões de funcionários do Planalto. Há quem especule que a pré-candidata Dilma Rousseff está a caminho de Copenhagen para a sessão.

A imprensa do Brasil inteiro está aqui. Agências internacionais também. Mal chegaram ao Hotel Nacional de Brasília, os Barreto foram abordados por repórteres, principalmente de TV. O mesmo acontece com Rui Ricardo Diaz, o ator mineiro que interpreta o presidente, Milhem Cortaz, que faz o pai de Lula, Aristides, e a estrela maior, da produção, Glória Pires, ou melhor, Dona Lindu.

Denise Paraná, a autora a biografia que inspirou o filme, foi vista no saguão do hotel com Barretão, Lucy e Paula Barreto. O assunto foi o presidente Lula, que não estará na sessão que logo mais abre o Festival de Brasília.

Lula também desistiu de comparecer na pré-estreia do Recife, organizada por Alfredo Bertini, do Cine PE. Quer evitar conotação eleitoral.

Como se isso fosse possível.

"Nunca na história deste país" um presidente em exercício teve sua vida biografada pelo cinema. Pelo que me consta, somente George W. Bush, nos EUA, teve tratamento bastante crítico dado por Oliver Stone.

O que está longe de ser o caso do filme dos Barreto.

Daqui a pouco, mais notícias.

Nenhum comentário: