quinta-feira, 3 de junho de 2010

Lançamentos, bastidores, "eu indico" e ranking da semana



Coen - Os oscarizados irmãos Coen continuam a investigar o comportamento humano neste filme rigorosamente estranho sobre gente aparentemente normal. Em algum ponto dos anos 1960 encontramos o professor Larry (Michael Stuhlbarg), responsável pai de família, judeu praticante, pessoa de personalidade correta e límpida como o céu que paira azul sobre sua casa. Quando sua mulher (Sari Lennick) pede o divórcio e ele é acusado de corrupção na escola, suas convicções cartesianas se abalam e sua vida se torna uma espiral de proporções kafkianas. O tom de fábula moderna predomina, ironicamente precedida por um conto judeu.
Um homem sério (A serious man, EUA, 2009). De Joel e Ethan Coen. 104 minutos. Universal.



Anos dourados - Numa Londres do começo dos anos 1960 encontramos Jenny (Carey Mulligan), adolescente dedicada aos estudos e sob o jugo de pais controladores (Alfred Molina e Olivia Williams). Assim como seu país Jenny está à beira de mudanças radicais, provocadas pelo galante David (Peter Sarsgaard), que a introduz em rodas de boêmios de inclinação beatnik e nas instâncias do amor carnal. Nem tudo é o que parece, mas Jenny precisa amadurecer. Para isso, nada como o bem amarrado roteiro de Nick Hornby (Alta fidelidade), que evita obviedades. E uma trilha sonora por vezes superior ao próprio filme.
Educação (An education, Inglaterra, 2009). De Lone Scherfig. 100 minutos. Sony.

<

Vida bandida - Em 2006, dois dias de terror mostraram a força do Primeiro Comando da Capital (PCC), organização criminosa cujos tentáculos alcançaram mais do que as autoridades puderam imaginar. Transformada em filme, a história ganha contornos de drama e ação. Drama de Lúcia (Andréa Beltrão), professora de piano que faz de tudo para salvar Rafa (Lee Thalor), filho único preso após ato impensado de delinquência. Em Beltrão, cuja personagem sai do conforto classe média para impensáveis atos de sobrevivência, está um dos trunfos do filme. Outro está na reconstituição dos eventos que precederam o inferno em que São Paulo se tornou.
Salve geral (Brasil, 2009). De Sérgio Resende. 119 minutos. Sony.



Rebeldia - Relançado em blu-ray, o clássico da contracultura ganha ainda mais importância após a recente morte de seu diretor. Nele, dois motoqueiros (Peter Fonda e Dennis Hopper) viajam por estradas e observam a mudança de comportamento provocadas pelo preceito hippie do sexo, drogas e rock'n'roll. No caminho, dão carona a um advogado (Jack Nicholson), com quem encontram uma comunidade alternativa. Datado em termos de linguagem, o filme paira como documento de uma época em que palavras como rebeldia e liberdade faziam algum sentido. Brilhante trilha sonora com Jimi Hendrix, Bob Dylan e Steppenwolf.
Sem destino (Easy rider, EUA, 1969). De Dennis Hooper. 105 minutos. Sony.

Bastidores

O 20º Cine Ceará divulgou esta semana os filmes em competição. Entre selecionados de vários países latino-americanos estão os pernambucanos Ave Maria ou Mãe dos sertanejos, de Camilo Cavalcante e Azul, de Eric Laurence. O evento será de 24/06 a 01/07.

Na próxima terça-feira, às 20h, o Cine São Luiz recebe mostra retrospectiva com curtas de Kleber Mendonça Filho. Na programação, Eletrodoméstica, A menina do algodão, Noite de sexta manhã de sábado, Vinil verde e o premiado Recife frio.

O Festival do Rio, o maior do país, abre inscrições para mostras competitivas até 21 de junho. O festival acontece entre 24 de setembro e 7 de outubro.

Até 30 de junho, moradores de cidades com até 20 mil habitantes podem participar do Revelando os Brasis, que seleciona 40 projetos para transformar histórias reais ou de ficção em curta-metragens. www.revelandoosbrasis.com.br.



Cine São Luiz montou uma ótima programação para a semana. No clima da Copa, entra em cartaz o documentário Pelé Eterno (2004), de Aníbal Massaini e o curta Barbosa (1988), de Jorge Furtado. Na sessão de arte, entra Quanto mais quente melhor (1959), de Billy Wilder e na sessão infantil, a animação As bicicletas de Belleville (2003).

Eu indico

Recomendo Naked (Inglaterra, 1993), de Mike Leigh. A trama é intrigante. O roteiro bem desenvolvido e uma boa direção são potencializados pelas atuações, como a de David Thewlis em um personagem cheios de complexos existencialistas e questionamentos que refletem em vários aspectos e questões culturais, político-sociais. O filme também revela um ser humano destrutivo e desiludido com a vida moderna.

Paulo Paes, músico e compositor

Mais locados
Amor sem escalas (Up in the air, EUA, 2009), de Jason Reitman
O mensageiro (The messenger, EUA, 2009), de Oren Moverman
Sherlock Holmes (EUA, 2009), de Guy Ritchieq
Lunar (Moon, Inglaterra, 2009), de Duncan Jones
Idas e vindas do amor (Valentine's day, EUA, 2009), de Gary Marshall
Sobrevivendo com lobos (Survivre Avec Les Loups, França/Alemanha/Bélgica, 2007), de Véra Belmont
A batalha dos três reinos (Red Cliff, EUA, 2009), de John Woo
Onde vivem os monstros (Where the wild things are, EUA, 2009), de Spike Jonzie
Contatos de quarto grau (The fouth kind, EUA, 2009), de Olatunde Osunsanmi
Avatar (EUA, 2009), de James Cameron

Fonte: Classic Video (3228-4302)

2 comentários:

Anônimo disse...

O Easy Rider acho que é bem mais que isso e com elementos bastante contemporâneos, principalmente considerando os EUA e a xenofobia que paira mundialmente hoje e dia (tente viajar pelo interiorzão dos EUA sozinho, Texas, Utah...). Curiosidade: outro dia fiquei sabendo que Jack Nickolson tinha sido escalado pra ser produtor e não ator, mas acabou subtituindo um ator. No fim, esse filme acabou caracterizando o personagem dele.

Anônimo disse...

O Serious Man não lembrou um pouco o Woody Allen?