quinta-feira, 10 de junho de 2010

Lançamentos DVD, coluna bastidores, "eu indico" e ranking da semana

Lançamentos em DVD



Mestre - Iluminado por ótimas atuações, Eastwood olha para o processo de redemocratização da África do Sul através do esporte. No minuto inicial, um movimento de câmera resume a situação social do país. De um lado da estrada, brancos bem-vestidos e paramentados jogam rúgbi; do outro, garotos negros batem bola num campo empoeirado. No meio, um carro conduz Nelson Mandela (Morgan Freeman) para a posse presidencial. O filme enfoca na final do mundial de rúgbi - e na imagem do capitão do time nacional (Matt Damon) - como estratégia principal para o combate ao Apartheid.
Invictus (EUA, 2009). De Clint Eastwood. 134 minutos. Warner.



Cobiça - Esta refilmagem de episódio da antiga série Além da imaginação (Twilight Zone), uma fábula sobre a cobiça em tom fantástico, funciona melhor nos primeiros 40 minutos. É quando a história original é recontada, com novos e estranhos detalhes. Tudo começa quando o endividado casal Norma (Cameron Diaz) e Arthur (James Mardsen) encontra uma dispositivo entregue por misterioso visitante de rosto deformado (Frank Lagella). Ele explica que, se o botão for acionado, eles recebem automaticamente US$ 1 milhão, ao preço da morte de uma pessoa desconhecida.
A caixa (The box, EUA, 2009). De Richard Kelly. 116 minutos. Imagem.



Superação - Baseado no livro Push, o filme narra a trágica história de Preciosa (Gabourey Sidibe), adolescente negra, grávida e vítima de violência doméstica. Transferida para uma escola alternativa, a convivência com a professora e as novas colegas abre novos caminhos para a jovem. Na intensa atuação de Sidibe e Mo'Nique, que interpreta a mãe perturbada, está um dos trunfos do longa produzido por Oprah Winfrey. A participação de Mariah Carey e Lenny Kravitz, a montagem esperta e a trilha sonora de música negra norte-americana tornam o filme ainda mais interessante.
Preciosa (Precious, EUA, 2009). De Lee Daniels. 110 minutos. PlayArte.




Doce vida - Longa narra momentos alegres e tristes de uma adolescente (Dakota Fanning) que se esforça para superar o sentimento e abandono, após a mãe ter sido assassinada. Os produtores, entre eles, o ator Will Smith, conceberam um universo que pode ser dividido entre "mundo perigoso" e "doce lar". No primeiro, Lilly vive o inferno na mão do pai (Paul Bettany) racista, bêbado e rancoroso. Ela foge e encontra uma espécie de rancho cor-de-rosa onde é adotada por três irmãs lideradas por August (Queen Latifah). É lá que, embalado por clássicos da soul music, garotas produzem o mel que quase transborda para fora da tela.
A vida secreta das abelhas (The secret life of bees, EUA, 2009). 110 minutos. Fox.

Bastidores

Mais de 50 profissionais do cinema pernambucano se reuniram na noite de terça. Na pauta, a criação de uma delegacia regional do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cinematográfica e do Audiovisual, com sede no Rio de Janeiro. Com a regionalização, normas do Stic poderão ser melhor aplicadas para regular as atividades do segmento. Segundo Cynthia Falcão, presidente da seção pernambucana da Associação Brasileira de Documentaristas, com o aumento da produção independente, é importante ter por perto um órgão que fiscalize condições de trabalho. Na próxima segunda, uma nova reunião elegerá o representante local.

O cineasta Fernando Trueba estará no Recife na próxima terça-feira para a exibição de seu novo longa-metragem, El baile de la Victoria (2009), com Ricardo Darín (O segredo dos seus olhos) no papel principal e candidato ao Oscar 2010 de melhor filme estrangeiro. Será às 19h30, no Cinema da Fundação. Depois da sessão, um bate-papo com o diretor. Promoção do Encontro com Diretores do Cinema Espanhol, do Instituto Cervantes. Entrada franca.

Ontem à tarde a Fundarpe reinaugurou o Cineteatro Apolo, em Palmares. Erguido em 1914, o espaço volta reformado em parceria com o Promata, que investiu R$ 2 milhões. Com o Apolo, o Guarany (Triunfo) e o Polytheama (Goiana), o Governo do Estado soma três salas de cinema no interior. Uma ótima iniciativa entregues às moscas, a menos que, a exemplo do São Luiz, engrenem uma programação efetiva.



O projeto Aprenda Alemão com Cinema, do Centro Cultural Brasil-Alemanha, apresenta o primeiro episódio da série Berlin Alexanderplatz, de Rainer Werner Fassbinder. A sessão será hoje, às 20h, na unidade Boa Viagem (Rua Senador Hélio Coutinho, 206). Na quinta que vem, o programa se repete na unidade Boa Vista (Rua do Sossego, 364). Informações: 3421-2173.

Eu indico
Gosto muito do filme Sem reservas (No reservations, EUA/ Austrália, 2007), de Scott Hicks. É a história de uma chef de cozinha que perde a irmã e se vê na missão de tomar conta da sobrinha. A criança é daquele tipo que só quer comer nuggets, se alimenta muito mal. Até que começa a trabalhar no restaurante um subchef que atiça a concorrência na cozinha e mostra um forma mais leve de se trabalhar. Kate (Catherine Zeta-Jones) é uma figura sisuda, que quer passar e não consegue lidar com a sobrinha. Mas aí, entre desentendimentos com o subchef, rola romance. E ele, Nick (Aaron Eckhart) consegue fazer a criança comer de tudo, até foie gras!

Biba Fernandes, chef de cozinha do Chiwake

Mais locados
Sherlock Holmes (EUA, 2009), de Guy Ritchie
Amor sem escalas (Up in the air, EUA, 2009), de Jason Reitman
Encontro de casais (Couples Retreat, EUA, 2009) , Peter Billingsley
Avatar (EUA, 2009), de James Cameron
O fada do dente (The tooth fairy, EUA, 2009), de Michael Lembeck
2012 (EUA, 2009), de Roland Emmerich
Onde vivem os monstros (Where the wild things are, EUA, 2009), de Spike Jonzie
O solista (The soloist, EUA, 2009), de Joe Wright
Nine (EUA, 2009), de Rob Marshall
Código de conduta (Law Abiding Citizen, EUA, 2009), de F. Gary Gray

(Diario de Pernambuco, 10/06/2010)

Nenhum comentário: