sexta-feira, 11 de junho de 2010

A vida na grande cidade



O projeto Tokyo consiste em três crônicas autônomas que partem da fria realidade de uma metrópole para nos levar à situações fantásticas, para então tratar do que realmente importa. Cada diretor responde por um minifilme de 30 minutos. Michel Gondry (Brilho eterno de uma mente sem lembranças) dirige Interior design, história doce e melancólica de uma mulher que acompanha seu namorado, do interior para a capital japonesa. Cineasta, ele quer a fama, enquanto ela se sente um mero instrumento para isso.

Leos Carax (Pola X) assina o episódio Merde, severa crítica social em que um ser demente e incontrolável surge dos canais de esgoto para espalhar anarquia nas calçadas do capitalismo. Ele fala um idioma estranho, come flores e dinheiro e se coloca como a resposta do planeta para a degradação humana.

Com Shaking Tokyo, Joon-ho Bong (Mother) trata da solidão rompida após dez anos, quando um homem olha apaixonado para uma entregadora de pizza e percebe que todos estão encasulados e as ruas, vazias. Em conjunto, uma bela e vigorosa reflexão sobre o que há de insano na vida de uma metrópole.

Neste fim de semana, Tokyo está em cartaz no Multiplex Boa Vista (sexta às 21h; sábado às 11h) e UCI Ribeiro Casa Forte (domingo às 12h10).

(Diario de Pernambuco, 11/06/2010)

Nenhum comentário: