quinta-feira, 24 de junho de 2010

Lançamentos, bastidores, Eu indico e ranking da semana

Lançamentos DVD



Laços de amor - No amor incondicional entre pai (Mark Wahlberg) e filha adolescente (Saoirse Ronan) reside a força deste filme estranho e belo. Especialista em construir mundos, o diretor de Senhor dos Anéis e King Kong se dedica a arquitetar um paraíso cor-de-rosa para a garota. Vítima de um estripador serial (Stanley Tucci), ela continua por ali, dividida entre cenários de photoshop e as tentativas de contato com a família e amigos. A dor da mãe (Rachel Weisz) e a presença da avó (Susan Sarandon) equilibram a tensão para que a viagem prossiga fluente.
Um olhar do paraíso (The lovely bones, EUA, 2009). De Peter Jackson. 135 minutos. Paramount.



Boa Música - O espírito da música country está devidamente representado neste filme de bons atores e belas landscapes. Nelas não há cavalos, mas estradas por onde roda a velha caminhonete de Bad Blake (Jeff Bridges), estrela decadente que se apresenta em bodegas e clubes de boliche. Tudo vai mal para ele, até que a chance amorosa com a mãe solteira Jean (Maggie Gyllenhaal) o livra do alcolismo. O encontro com o antigo pupilo Tommy Sweet (Colin Farrell) é igualmente crucial para o compositor retomar a carreira com dignidade.
Coração louco (Crazy heart, EUA, 2009). De Scott Cooper. 111 minutos. Fox.



Comédia - Michael Barton é Bobby Funkie, estudante de jornalismo que investiga o sumiço de provas para o jornal da universidade, dirigida com estilo por um veterano da guerra do Iraque (Bruce Willis). Publicada, a matéria derrubou o presidente dos estudantes (Patrick Taylor) e tornou o jovem repórter celebridade instantânea e namorado da bonita meia-irmã do novo líder estudantil. Quando inconsistências começam a cair no colo de Funkie, ele precisa decidir entre a ética e a popularidade antes de conseguir a cobiçada bolsa de estudos.
Provas e trapaças (EUA, 2008). De Brett Simon. 90 minutos. Imagem.



Vingança - Na busca do assassino de sua filha, morta a tiros na porta de sua casa, nada é capaz de deter o policial Thomas Craven (Mel Gibson). Para desvendar o assassino, ele precisa romper com o código de boa conduta que o conduziu por toda a sua carreira. Recurso comum em filmes de conspiração, o filme cresce em complexidade ao longo da trama e, a partir da tragédia pessoal de Craven, desvela-se um sistema de corrupção e morte. Característica comum aos últimos filmes de Gibson, há sangue, alusões ao cristianismo e justiça com as próprias mãos.
O fim da escuridão (The edge of darkness, EUA, 2010). De Martin Campbell. 117 minutos. Imagem.

Bastidores

O cinema independente latino-americano ganhou programa especial no FilmFest München, Alemanha. A partir de amanhã, participam da mostra Visiones Latinas os pernambucanos Avenida Brasília Formosa, de Gabriel Mascaro, O homem que engarrafava nuvens, de Lírio Ferreira e Viajo porque preciso, volto porque te amo, de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz.

A história do Facebook vai virar filme dirigido por David Fincher (Clube da luta). Social network traz Jesse Eisenberg como Mark Zuckerberg, fundador da rede social; Justin Timberlake como Sean Parker, co-fundador do Napster e atual presidente do Facebook; e Andrew Garfield interpretará o brasileiro Eduardo Saverin, co-fundador que se afastou quando a rede social se tornou um sucesso.

O filme Sonhos roubados, de Sandra Werneck, terá estreia recifense dia 2 de julho, no Cine São Luiz. Atriz pernambucana Kika Farias interpreta uma das protagonistas.

Lula Cardoso Ayres volta do Cine Ouro Preto (Minas Gerais) com novas parcerias. Disse que Maria Andrade, filha do diretor Joaquim Pedro de Andrade (Macunaíma), abriu seu acervo de filmes restaurados para o Cine São Luiz. O mesmo vale para Ana Luíza Azevedo, da Casa de Cinema de Porto Alegre.

Inscrições abertas para o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema, um dos maiores do País. Até 30 de julho, no www.curtacinema.com.br.

Eu indico

Um homem sério (A serious man, EUA, 2009), o último filme de Joel e Ethan Coen. Assisti recentemente e fiquei impressionada, mais uma vez, com o roteiro e a direção. Já vi alguns filmes deles: Fargo, Onde os fracos não tem vez, Queime depois de ler e Arizona nunca mais, sempre impecáveis e com senso de humor bem ácido.

Alessandra Leão, cantora e compositora

Mais locados

Amor sem escalas (Up in the air, EUA, 2009), de Jason Reitman
Sherlock Holmes (EUA, 2009), de Guy Ritchie
Percy Jackson e o ladrão de raios, de Chris Columbus
Idas e vindas do amor (Valentine's Day, EUA, 2010), Garry Marshall
Encontro de casais (Couples Retreat, EUA, 2009), Peter Billingsley
O fada do dente (The tooth fairy, EUA, 2009), de Michael Lembeck
Avatar (EUA, 2009), de James Cameron
Invictus (EUA, 2009), de Clint Eastwood
O amor pede passagem (Management, EUA, 2009), de Stephen Belber
A caixa (The box, EUA, 2010), de Richard Kelly

(Diario de Pernambuco, 24/06/2010)

Nenhum comentário: