quinta-feira, 17 de junho de 2010

Coluna lançamentos, bastidores, eu indico e ranking da semana



Messias - Nesta comédia baseada em A vida de Brian (1979), clássico do grupo inglês Monty Python, uma orquestra toca Haendel, Mozart, Bob Dylan em sequências adaptadas do filme original, inclusive a impagável Always look to the bright side of life, cantada por pessoas crucificadas. Na história, o filho de um soldado romano com uma judia se torna líder involuntário de uma revolução. Semelhança com a história de Cristo não é mera coincidência. Gravado ao vivo, com participação de ex-membros da trupe, Eric Idle, Terry Jones, Michael Palin e Terry Gilliam.
Monty Python's Not the messiah (Not the messiah - He's a very naughty boy, Inglaterra, 2010). 91 min. Sony.



Aliens x EUA - O marco da ficção científica dos anos 1990 chega em Blu-Ray, em que a alta definição compensa a falta de extras do DVD duplo, lançado em 2001. Nele, uma gigantesca nave alienígena ameaça a Terra e cabe ao presidente dos Estados Unidos (Bill Pullman) liderar a resistência, com a colaboração essencial de um cientista (Jeff Goldblum) e um exímio piloto (Will Smith). A nave pousa bem em cima da Casa Branca, magistralmente destruída numa sequência que fez história. Superado o discurso ufanista, a diversão é garantida.
Independence day (EUA, 1996). De Roland Emmerich. 145 minutos. Fox.



Símios - Manifesto antibélico conta a iminência da bomba atômica, a franquia Planeta dos Macacos gerou seis longa-metragens, alguns memoráveis, outros nem tanto. Esta caixa comemorativa reúne todos, inclusive o remake de Tim Burton em 2001, com Mark Wahlbergh e Tim Roth. O filme original conta a história de Taylor (Charlton Heston), astronauta que aterrisa num mundo onde macacos falam inglês e humanos são seres caçados e trancados em jaulas. Lá ele conhece os chimpanzés Cornelius (Roddy McDowell) e Zira (Kim Taylor), cientistas que o ajudam a escapar.
Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, EUA, 1968 - 2001). Fox.



Gótico - Nesta refilmagem do clássico de 1941, Benicio Del Toro é Lawrence Talbot, ator que volta dos EUA para a Inglaterra Vitoriana após morte violenta de seu irmão. Quando chega no castelo da família, encontra seu soturno pai (Anthony Hopkins) e entristecida cunhada (Emily Blunt), com quem se compromete a desvendar o autor do crime. Mordido por um lobisomem, ele passa de perseguidor a perseguido. A atmosfera gótica, principalmente dos telhados de Londres na lua cheia, contam a favor. Não é o caso do roteiro, trilha sonora e atuações.
O lobisomem (The wolfman, EUA, 2010). De Joe Johnston. 103 minutos. Universal.

Bastidores

Dois séculos depois, o general pernambucano Abreu e Lima retorna à Venezuela onde ajudou Simón Bolívar a libertar a América espanhola. O reencontro se dá através do longa documentário Tudo isto me parece um sonho, de Geraldo Sarno. Após vitoriosa carreira em festivais (melhor direção e roteiro em Brasília), o filme será oficialmente lançado no próximo dia 23, na Cinemateca Nacional de Caracas.

O Centro Cultural Brasil Alemanha promove hoje, às 20h, sessão de Berlim Alexanderplatz (Alemanha, 1980), de Rainer Werner Fassbinder. A sessão faz parte do projeto Aprenda Alemão com Cinema e será no auditório do CCBA (Rua do Sossego, 364 - Boa Vista). Informações: 3421-2173.

Promovido pela UFPE, o 2º Festival do Filme Etnográfico está com inscrições abertas até 31 de julho. O resultado sai no fim de agosto. Regulamento em www.filmedorecife.com.br.

O Canne abre 20 vagas para cursos de montagem com Virgínia Flores, que tem no currículo filmes de Júlio Bressane, Lírio Ferreira e Sandra Werneck. Inscrições abertas até 30 de junho, pelo site www.fundaj.gov.br/canne.

Começa hoje a 5ª Mostra de Cinema de Ouro Preto. Competem três filmes inéditos de Pernambuco: O homem dela, de Luiz Joaquim, A banda, de Chico Lacerda e À felicidade, de Carlos Nigro. Ainda na pauta, os 80 anos da Cinédia e o Encontro Nacional de Acervos Audiovisuais, do qual participa Lula Cardoso Ayres e mais 70 representantes de arquivos e acervos do Brasil.

A Sessão de Arte do São Luiz está cada vez melhor. Amanhã (20h) e sábado (10h) ela traz Os incompreendidos (Les quatre cents coups, França, 1959), primeiro longa de François Truffaut. Segundo informações do programador, a cópia está em ótimas condições. Imperdível.

Eu indico

Gostei do filme O homem que engarrafava nuvens, pois ele mostra um pouco da vida do compositor Humberto Teixeira, que com Luiz Gonzaga formatou o que veio a ser chamado de baião e posteriormente forró. Outra coisa bacana é que o filme é contado pela ótica de sua filha, sem retoques, inclusive com depoimentos que mostram um lado frágil do compositor, enquanto pai e marido. O que mais gostei foi conhecer sua história e a importância dela para a nossa música popular.
Cláudio Rabeca, cantor e compositor do Quarteto Olinda.

Mais locados

Avatar (EUA, 2009), de James Cameron
Sherlock Holmes (EUA, 2009), de Guy Ritchie
Idas e vindas do amor (Valentine's Day, EUA, 2010),
Bastardos Inglórios (Inglorious basterds, EUA, 2009), de Quentin Tarantino
2012 (EUA, 2009), de Roland Emmerich
Lua nova (New moon, EUA, 2009), de Chris Weitz
Coco antes de Chanel (Coco avant Chanel, França, 2009), de Christian Duguay
Julie & Julia (EUA, 2009), de Nora Ephron
Estão todos bem (Everybody's fine, EUA, 2009), de Kirk Jones
Percy Jackson e o ladrão de raios (Percy Jackson & the Olympians, EUA, 2010), de Chris Columbus

Fonte: www.smsvideo.com.br

Nenhum comentário: