terça-feira, 22 de junho de 2010

Festival com sotaque francês

A noite de hoje é especial para apreciadores da chanson francesa - uma tradição romântica que passa por Edith Piaf, Serge Gainsbourg e Charles Aznavour. É quando se realiza a semifinal regional do Festival da Canção Francesa, que levará dois candidatos à final nacional, dia 24 de setembro, no Rio de Janeiro. O primeiro colocado ganha uma bolsa de estudos na Aliança Francesa, a realizadora do evento, apoiado pela Prefeitura do Recife e Fundação Joaquim Nabuco. O segundo colocado ganha uma viagem à capital carioca e o terceiro, um jantar no restaurante Maison do Bonfim.

Apesar de contar com inscrições de seis estados, dos dez selecionados para a semifinal, nove são de Pernambuco e um, do Pará. São eles: Eduardo Maranhão, Hamilton Mendes, Jeanne Darwich, Leo Zadi, Marcelo Donato, Marleide dos Anjos, Michelle Silva, Milton Raulino, Susie Nobre e Tales Maniçoba. Os chanteurs se apresentam acompanhados pela Bande Ciné, que faz releituras da música francesa de1960 e 1970.

A maioria dos candidatos escolheu cantar músicas de origem francesa. No entanto, o funcionário público e aluno da Aliança Francesa, Tales Maniçoba escolheu cantar Samba de verão, de Marcos do Vale. Ele acredita que a música brasileira tem afinidadaes com a francesa. Já Marleide dos Anjos, ou melhor, Leda D'Angelus, apresenta Nossa trama, composição própria traduzida para o francês.

Criado em 2008 pela Aliança Francesa de Porto Alegre, em 2010 o Festival da Canção este ano ganhou dimensão nacional ao realizar semifinais em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. Em setembro, dez finalistas concorrem a uma viagem à França. O projeto surgiu em Cuba, idealizado por Christophe Benest e Eric Lahille, que atualmente dirigem a Aliança Francesa de Porto Alegre e do Recife. "Trabalhamos juntos em Cuba e agora adotamos o modelo para o Brasil", diz Lahille. "A Aliança Francesa sempre procurou o intercâmbio de culturas e achamos que a chanson francesa é perfeita para promover esse diálogo".

Serviço
Festival da Canção Francesa
Onde: Teatro Barreto Júnior (Rua Estudante Jeremias Bastos, 121 - Pina)
Quando: hoje, às 19h
Informações: 9984-2408
Entrada franca

(Diario de Pernambuco, 22/06/2010)

Nenhum comentário: