sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Festival de Brasília // Leveza dos Novos Baianos depois de Lula



Brasília (DF) - A primeira noite da mostra competitiva do Festival de Brasília serviu de antídoto para a tumultuada abertura com a exibição de Lula - o filho do Brasil. Na última quarta-feira, o Cine Brasília foi tomado pela leveza das canções dos Novos Baianos, que ganharam documentário à altura com direção do estreante Henrique Dantas. Filhos de João - admirável mundo novo baiano despertou a plateia para a aventura insólita protagonizada por Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Dadi, Paulinho Boca de Cantor, Gato Félix e Galvão - os três últimos, presentes na sessão, intensamente aplaudida.

Ideologicamente, o filme é um elogio às experiências libertárias que vieram à tona nos anos 70, sob o signo da cultura hippie. Feito com poucos recursos ao longo de dez anos, ele se apropria da inventividade guerrilheira de seus personagens. "A atitude de fazer é maior do que os limites técnicos", disse Dantas, na coletiva de ontem. Imagens de Superoutro de Edgard Navarro e Caveira my friend, de Alvaro Guimarães e Meteorango Kid, de André Luiz Oliveira, fincam referencial no cinema marginal baiano. "As imagens digitais que fizemos há dez anos também se transformaram em arquivo", disse o técnico de som Nicolas Hallet, sobre a unidade estética do projeto.

Compositor de Acabou chorare, Galvão é figura-chave na gênese do grupo que viveu princípios anarquistas em plena ditadura militar. Sob as bençãos de Tom Zé, amigo de Irará, ele foi apresentado a Moreira. Anos mais tarde, foi ele quem convidou João Gilberto, conterrâneo de Juazeiro, para uma visita ao apartamento e colocar a turma roqueira no eixo da reinvenção da MPB (daí o nome do filme). Ausente nas imagens, João paira sobre o filme onipresente como um deus. O grupo, por sinal, é apresentado em certo ponto como um sonho que ele teve, de tocar com músicos que moram na mesma casa. Outra forte ausência é a de Baby Consuelo, que gravou, mas condicionou a liberação das imagens ao pagamento de um cachê.

Mais do que banda, os Novos Baianos eram um coletivo movido a música e futebol. Como time, por sinal, eles chegaram a jogar no Recife. Há divergências, porém, sobre qual foi o time adversário. Gato Félix diz que foi o Náutico; pela memória de Galvão, foi contra o Santa Cruz. Com o resultado, os dois concordam: 11 x 1 para os pernambucanos.

(Diario de Pernambuco, 20/11/2009)

Um comentário:

Anônimo disse...

ESSA GROTESCA FOTO, INFELIZMENTE ESTÁ INFESTADA DE HIPIES MALDITOS, SUJOS, MACONHEIROS, INDOLENTES, INUTEIS E CALHORDAS !!!!!!!!!!!!!!!



TOTAL ALIEN