sexta-feira, 22 de junho de 2007

Valentina, 42 anos, continua em ótima forma



O ARTISTA E SUA MUSA EM CARNE E OSSO, NOS ANOS 60

Desde 2006, Valentina, a obra prima de Guido Crepax está recebendo um tratamento de primeira categoria, com todas as suas histórias publicadas cronologicamente em livros de luxo publicados pela Conrad Livros. "Valentina 66-68", à venda desde a semana passada (R$ 55), é o segundo volume da série.

Desta vez, a sobrecapa do livro é também um pôster gigante duplo (64 x 84 cm): de um lado, o mapa dos Subterrâneos onde se passa a primeira história do álbum, e do outro uma montagem com as melhores imagens da heroína.

São 152 páginas de alucinação e erotismo, em que um visual muito maneiro compensa a falta de consistência do roteiro. Ou seja, o conteúdo de Valentina é sua forma. O prazer de folhear um trabalho do italiano Crepax (1933-2003) está justamente em curtir seu traço refinado, hoje considerado um clássico da arte do século 20.



Em 2005, em comemoração aos 40 anos desta verdadeira pin up, a editora Opera Graphica publicou um estudo aprofundado sobre esta que é uma das maiores musas da nona arte, "Desnudando Valentina", um estudo do pesquisador paulista Marco Aurélio Lucchetti.

Nenhum comentário: