terça-feira, 26 de junho de 2007

Surfista Prateado, o herói existencialista, nos cinemas a partir de sexta-feira



Nem nos meus mais remotos sonhos imaginaria o dia em que eu fosse ao cinema assistir a um filme com Norrin Radd, o Surfista Prateado. Pois esse dia chegou. Ele é a estrela de "Quarteto Fantástico e Surfista Prateado" (Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer), o novo filme baseado nos personagens da Marvel Comics. Totalmente criado por computado, ele tem as feições do ator Doug Jones e a voz de Laurence Fishburne.

Criado por Stan Lee e Jack Kirby, o personagem apareceu pela primeira vez na revista "Fantastic Four" nº48 (1966), durante a chamada "The Galactus Trilogy".



Fortemente ligado ao imaginário dos anos 60, a grande popularidade do Surfista garantiu a ele revista própria. Suas histórias giram em torno de sua amargura em estar preso num planeta cuja população não o compreende (a Terra). Impossibitado de voltar ao planeta natal (Zenn-la), resta ao herói questionar a própria existência e o sentido da vida num mundo estrangeiro e desprovido de razão.

Algm alinhamento com o existencialismo de Sarte? Muito do comportamento da humanidade mostrada nestes quadrinhos encontram paralelo em "A Peste", de Albert Camus.

O espírito, eis aí o diferencial que fez a Marvel desbancar a antiquada DC Comics como potência dos quadrinhos norte-americanos. Nem dá pra comparar a profundidade psicológica do Surfista, Homem-aranha, X-Men e cia com os cartesianos Super-homem, Mulher-maravilha, e até mesmo o Batman antes das reformulações dos anos 80 (quem se lembra da série da TV)?

Resta saber como um personagem tão especial será adaptado para o cinema. A confiança dos produtores é alta, pois anunciaram o filme solo "Silver Surfer" para 2009. Abaixo, uma das peças de divulgação da estréia, instalada no Multiplex Recife. Em breve, mais notícias aqui no Quadro Mágico.

Nenhum comentário: