terça-feira, 12 de junho de 2007

73 anos de Pato Donald



Donald Fauntleroy Duck, mais conhecido como Pato Donald, completou 73 anos no último dia 9 de junho. Uma boa forma de comemorar a data é curtindo as histórias criadas por Carl Barks (1901-2000), o desenhista/roteirista que praticamente inventou o personagem. Claro que ele já existia antes de Barks, mas foi ele quem deu personalidade ao pato, criou quase todos os outros personagens (Tio Patinhas, Gastão, Professor Pardal, Irmãos Metralha e Maga Patalógica) e até mesmo colocou Patópolis no mapa.

Apesar das histórias que criou não levarem sua assinatura (havia apenas um automático "Walt Disney"), elas são facilmente identificáveis não somente pelo traço, mas também pelo alto grau de inventividade em relação à maioria das HQs Disney. Barks era quase um poeta dos quadrinhos. Na foto abaixo, ele autografa revistas em evento na Finlândia.



A Editora Abril, que mantém a revista Pato Donald desde 1950 (foi a primeira publicação da empresa), está relançando cronologicamente todas as histórias de Carl Barks. Atualmente, as Obras Completas de Carl Barks estão no 27º volume.

Nenhum comentário: