quinta-feira, 20 de maio de 2010

Quincas é o rei da boemia



Da literatura para o cinema, Quincas Berro d'Água estreia amanhã e inaugura uma nova fase na carreira de seu diretor, Sérgio Machado (Cidade alta). É a primeira vez que ele lida com uma produção tão cara, união de forças entre Petrobas, Globo Filmes, Miravista e Videofilmes, com tantos atores em cena e sequências complexas.

É também sua estreia no cinema de fantasia, que apresenta a realidade social com um pé no pastelão e outro nas farsas italianas, de personagens que, apesar de tratados com carinho, beiram o ridículo.

Apesar da novidade estética, Quincas se apresenta coerente com os interesses pessoais do diretor, que desdobra com propriedade temas como o amor, a amizade e a vida dura, suja e invisível de habitantes do underground soteropolitano.

Desta vez, em contraste com o da classe média em busca de ascensão, representada pela família do recém-falecido protagonista, interpretado por Paulo José, grande estrela do longa. No que deve ter sido um dos maiores desafios paraum portador do mal de Parkinson, José utiliza de sutilezas para interpretar o morto. Expressões sutis à parte, ele não move um músculo sequer durante o filme.

A ação se dá em menos de 24 horas, do momento em que a família recebe a notícia de que Quincas falecera, até morrer pela segunda vez, no mar. Em vida, Quincas foi funcionário público exemplar e levava monótona vida de pai de família, até que decidiu chutar o balde e cair na gandaia. Agora morto, parentes esperam não só restituir a imagem do patriarca, como ganhar dividendos sociais com o episódio. Para a sociedade baiana, Quincas era comendador na Itália, não o notório bebum pendurado em bordéis.

Durante o funeral, em que amigos sujos e bêbados se revezam para as condolências, ocorre o primeiro choque de realidade. Sob troca de olhares fervorosos, a relação promíscua entre casa-grande e senzala precisa continuar, no caso, através da filha de Quincas, Vanda (Mariana Ximenes), em busca do corpo do pai, raptado (ou salvo, dependendo do ponto de vista) porum destacamento de vagabundos.

Liderados pelo Cabo Martim (Irandhir Santos), o grupo está determinado a dar ao amigo um cortejo fúnebre digno do rei da boemia. O auge dessa aventura se dá num salão de dança em que prostitutas chefiadas por Manuela (Marieta Severo) se despedem do fiel amante.

O trabalho com atores inclui outras boas performances, como a de Milton Gonçalves (Delegado Morais), Othon Bastos (Alonso) e o pernambucano Germano Haiut (Tio Eduardo). Com maracatus e toques de rabeca interpretados por Siba, a música tem papel fundamental e na condução dessa narrativa bêbada e vigorosa, à altura dos anti-heróis de Jorge Amado.

Entrevista // Paulo José: "Faço um morto flexível, com sarcasmo"

Como foi interpretar um morto?
Eu trabalhei muito com interiorização, com impressões. Não quis ser expressão do filme, quis ser um elemento do filme. No cinema, o fundamental para o ator está no olho e estou de olho fechado o filme inteiro. Senti uma coisa estranhíssima, uma vida latente, de estar vivo olhando para dentro. No caixão eu não ficava distraído, mas atento a tudo em volta. Fiz um morto atento.

É verdade que você dispensou o uso de bonecos para cenas mais difíceis?
Curioso isso. Passei quatro dias fazendo modelagem do rosto para dois bonecos, muito bem feitos, mas Sérgio não gostou, porque boneco é um cadáver. E não tem nenhum sentido em filme com cadáver. Eu faço um morto flexível, que tem sarcasmo, que às vezes dá um sorriso.

Foi difícil fazer Quincas tendo que lidar com o mal de Parkinson? Como você lida com a doença?
Me vi aperreado, mas me saí bem apesar de fazer um esforço maior. Uso um marcapasso com eletrodo no cérebro, que emite sinal que tira os efeitos provocados pela medicação. Agora sou biônico. Isso dá uma certa estabilidade. Antes, eu nem sabia o que estava fazendo. No Roda Viva, passei a entrevista toda tremendo. O cara que faz a charge me desenhou com cinco, seis mãos. O mal de Parkinson tira a voz, reduz o movimento, tira a expressão facial. Fico com cara de jogador de pôquer. Então toco piano, faço bionergética, aula de voz, hidroginástica. É um trabalho quase diário pra retardar ao máximo o avanço da doença, que é degenerativa e irreversível. Mas todos nós, depois dos 30, entramos nesse processo.

E a experiência de trabalhar com Sérgio Machado?
No cinema é importante ser auto-exigente, não confiar na bossa achando que o público não vai reparar. Um filme se desarcerta por causa disso. Tem filmes que acabam saindo mal por negligência, por achar que defeito vira efeito. Sérgio é um obstinado, faz e desfaz, refaz. Isso é importante. Por trás de um filme satisfatório há um set rigoroso, atento a pequenos detalhes, ao tom de voz, à velocidade, um ouvido muto atento, sentidos aguçadospara não escapar nada e ao mesmo tempo ficar a salvo dos palpites da equipe.

(Diario de Pernambuco, 20/05/2010)

2 comentários:

Camarim-Up disse...

Olá,

Gosto muito do seu blog, gostaria de entrar em contato para que você me ajudasse a divulgar um evento de Moda Pin-Up que acontecerá no Espaço MUDA no dia 4 de junho.


aguardo contato,

Allan Lustosa
allanvflustosa@gmail.com

Anônimo disse...

Adoro Paulo José!
Fiquei curiosa com o filme!
Parabens pela matéria!!
Mesmo com as inumeras atribulacoes da vida conseguimos nos sensibilizar com algumas coisas e isso é muito importante, fundamental!
R.