quinta-feira, 20 de maio de 2010

Afinidades entre teatro e cinema

Começa hoje o Curta Teatro, projeto que experimenta afinidades entre a linguagem do cinema e a das artes cênicas. A dinâmica investe em textos criados ou adaptados por diretores de cinema, que dirigem atores do teatro em esquetes de no máximo 15 minutos. Idealizado e coordenado pelos atores Kleber Lourenço e Sandra Possani, o projeto é uma iniciativa do Visível Núcleo de Criação.

O primeiro convidado é Pedro Severien. Diretor de São e Carnaval inesquecível, ele escreveu O homem na mesa a partir de uma imagem. Há duas semanas ensaia com os atores Henrique Ponzi, Gilberto Brito, Paulina Albuquerque e Juan Guimarães, todos com experiência em curta-metragens.

"Acho que o público gosta de ver atores e diretores em apuros", brinca Possani. Gaúcha de Porto Alegre, ela está no Recife para atuar com Lourenço na montagem O acidente (direção de Fausto Filho; estreia em agosto) e teve a ideia de realizar o Curta Teatro após conversa com Severien, que agora trabalha "sem a muleta da câmera". "O desafio é criar foco e tensão tendo o espectador como olho-câmera. Para mim, está sendo divertido e desesperador", diz o diretor.

O processo de criação, diz Severien, é construído com os atores. Referências no cinema não faltam, de John Cassavetes a Glauber Rocha. "O que mais me atrai no teatro, que nunca tive no cinema, é a fantasia de isolamento, de ficar trancado com pessoas que eu escolhi". Após o lançamento de hoje, as próximas edições do Curta Teatro serão sempre na primeira quinta de cada mês. Estão confirmados os diretores Léo Falcão, Eric Laurence e Jura Capela, que adaptará o texto A serpente, de Nelson Rodrigues.

Serviço
Curta Teatro
Quando: Hoje, às 22h
Onde: Espaço Muda (Rua do Lima, 280 - Santo Amaro)
Informações: 3032-1347
Entrada franca

(Diario de Pernambuco, 20/05/2010)

Nenhum comentário: