terça-feira, 11 de maio de 2010

Novas diretrizes para a programação do Cine São Luiz



O Cine São Luiz inaugura hoje espaço permanente para filmes de curta duração. O filme que abre a nova fase é o premiado Muro, de Tião. Ele será exibido três vezes por dia, sempre antes do longa As melhores coisas do mundo, de Laís Bodanzky. Outros curtas, selecionados em convocatória, virão na sequência. Além disso, uma mostra com curtas de Kleber Mendonça Filho, Recife frio incluído, está confirmada para 7 de junho, uma segunda-feira, que a partir de então será reservada para programas especiais.

De acordo com o programador da sala, Lula Cardoso Ayres Filho, com a novidade, o São Luiz se torna o único cinema do país a respeitar a lei do curta. "A partir de agora, antes da cada longa teremos um curta, não necessariamente pernambucano", diz Lula. Boa notícia para os realizadores, que não somente terão seus filmes disponibilizados para o público, como terão direito a 5% da bilheteria. Por limitações técnicas, somente curtas em 35mm foram escalados. Em breve, com ainstalação de equipamento RAIN atualmente em licitação, acabará os problemas de bitola.

Filmado em 16 mm e ampliado para 35 mm scope , Muro é o único curta-metragem feito em Pernambuco a receber o prêmio Regard Neuf (novo olhar) na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Atualmente envolvido com a filmagem de Animal político, Tião define Muro como sua forma de narrar histórias que podem não se tocar, mas falam sobre as outras e sobre a distância entre as pessoas. "Ter um filme em cartaz é diferente de participar de festivais. A visibilidade é bem maior", resume Tião.

Nova programação - Há três semanas, com o afastamento de Geraldo Pinho da função, Lula Cardoso Ayres assumiu o cargo de programador através de sua empresa, a Sétima Arte, inicialmente contratada como consultora técnica na restauração do São Luiz. Com a entrada de Lula - devidamente alinhado com as diretrizes do conselho consultivo e da coordenadoria de cinema da Fundarpe - o São Luiz deve evitar filmes do cinemão norte-americano, como Ilha do medo, Preciosa e Nine (exibidos com três ou quatro semanas depois da estreia comercial) e retomar a antiga programação que formou gerações de recifenses.

O primeiro movimento nesse sentido é a volta da matinê infantil no domingo, às 10h e 14h. O segundo será o retorno da, como define Lula, "verdadeira Sessão de Arte", às sextas (22h) e sábados (10h). A negociação com as distribuidoras está em pleno vapor.

(Diario de Pernambuco, 11/05/2010)

Nenhum comentário: