quinta-feira, 20 de maio de 2010

Lançamentos, bastidores, Eu indico e ranking da semana



Elementar - O chapéu, a lupa e a célebre frase vinculados ao personagem de Arthur Conan Doyle foram evitados, mas o cachimbo e o comportamento arrogante, impulsivo e perspicaz continua sendo a marca do detetive personificado por Robert Downey Jr. Síntese entre intelectualidade e força bruta, seja infurnado no 221-B da Baker Street ou esmurrando capangas de Lorde Blackwood (Mark Strong), que quer dominar Londres com misticismo, ele conta com o auxílio ponderado e fiel de Dr. Watson (Jude Law) e da agente dupla e potencial pretendente Irene Adler (Rachel McAdams). Como era de se esperar, a lógica vence.
Sherlock Holmes (EUA, 2009). De Guy Ritchie. 128 minutos. Universal.



Minduim - Os clássicos desenhos Peanuts, adaptação da obra de Charles Schulz, aos poucos voltam em suporte digital. Essa edição remasterizada tem como mote a proximidade com o Dia dos Namorados, tema recorrente nas histórias de Charlie Brown, eternamente apaixonado por sua Garotinha Ruiva. Linus, Lucy, Isaura, Márcia, Petty Pimentinha, Chiqueirinho, o beagle Snoopy e o passarinho Woodstock completam a turma. Além do episódio que dá nome ao DVD, mais dois estão incluídos: Você está apaixonado, Charlie Brown! e É o seu primeiro beijo, Charlie Brown! (A.D.)
Seja meu namorado, Charlie Brown! (EUA, 1975). De Phil Roman. 74 minutos. Warner.

Bastidores



Lírio Ferreira está em Milão para exibir O homem que engarrafava nuvens. Na esteira da homenagem a Humberto Teixeira, pelo Ciclo Junino 2010, o longa vai voltar ao Cinema Apolo e ao Cine São Luiz.

Cine + Cultura inaugurado ontem em Fernando de Noronha. Com 60 lugares, o Cine Mabuya é um dos 28 pontos de exibição audiovisual em cidades históricas, em parceria com o Iphan. Sessões serão aos domingos, às 20h. Programação se decide na hora, na base do voto.

Segunda edição do Animage, 2º Festival Internacional de Animação de Pernambuco, começa amanhã e traz 65 animações de 20 países. Bom longa australiano Mary and Max encerra a primeira noite, no Cinema da Fundação.

Meu Tio, de Jacques Tati, continua em cartaz na Sessão de Arte do Cine São Luiz. Amanhã às 20h e sábado às 10h. Ótimo programa.

Grupo exibidor mexicano Cinépolis inicia atividades no Brasil. Segundo site especializado Filme B, operações começam em Ribeirão Preto e vão para Belém (agosto), São Paulo (setembro) e Salvador (novembro). Meta é atingir 150 salas até 2012. Será que o Recife está nos planos?

Amanhã encerram-se as inscrições para o Festival de Paulínia (R$ 650 mil em prêmios). 1º de junho é o limite para o Festival de Gramado (RS). Já o Festival de Triunfo, promovido pela Fundarpe, recebe inscrições de curtas e longas até 31 de maio.

Até 30 de junho esão abertas as inscrições para a sétima edição do concurso de roteiros Rucker Vieira, promovido pela Fundaj. Este ano, dois projetos recebem R$ 80 mil.

Eu indico

Indico O sacrifício (1986), de Andrei Tarkovski. É a referência mais forte que tenho das artes plásticas no cinema. Se Leonardo da Vinci fosse vivo hoje, faria cinema como é feito nesse filme. Atualmente estou usando cenas dele para minha nova série de pinturas e desenhos. Podem-se ver referências diretas à película no novo filme de Lars Von Trier, Anticristo (2009).

Bruno Vilela, artista plástico

Os mais locados

Avatar
2012
Lua nova
Bastardos inglórios
Julie & Julia
Vício frenético
O sequestro do metrô 1 2 3
O grande desafio
Alvin e os esquilos 2
Se beber, nao case

Fonte: SMS Video

Nenhum comentário: