quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Um poeta febril



Entre 2000 e 2007, todas as quintas à meia-noite, um grupo de pessoas se reuniu para celebrar a vida. Promovidos por França, os recitais Eu, poeta errante, marcaram época e o coração dos frequentadores. O poeta morreu, mas está vivo naqueles que por ele foram tocados. Hoje às 18h, no quintal do Centro Luiz Freire (Rua 27 de janeiro, 169 – Carmo, Olinda), sua memória será honrada com o lançamento do livro/DVD Poeminflamado, que reúne sua obra completa.

Poeminflamado tem 212 páginas com 160 poesias e dezenas de ilustrações de Mascaro e Sil. O planejamento visual é de João Lin e a capa de Sil, Lin e Pedra França, filha do poeta. Também participam do projeto o fotógrafo Mateus Sá, Juan Ramón Martinez (produção e pesquisa), Mariano Pikman (direção do doc), Jailton Ferreira (criação do site www.poetafranca.com), Rafaela Valença Gomes (pesquisa literária e edição do livro), André Telles do Rosário (coordenação da pesquisa) e Laine Amaral (coordenação geral).

O evento de hoje será conduzido por Roger de Renor e Alice Chitunda e conta com participação de Isaar de França (que canta poemas de França para a trilha sonora), e terá música de Felipe França, Toni Boy e Erasto Vasconselos, Capoeira Angola Mãe, recital com Miró, Valmir Jordão e Cida Pedrosa. "França foi um mestre pra mim. Ele viveu a poesia e nos convidava para fazer o mesmo", diz André Telles, que trabalhou com França no projeto Chá das Cinco.

De Zumbi dos Palmares a Solano Trindade, a linha evolutiva da consciência negra passa por França, que criou a peça A cor da exclusão, inspirado em Solano. "Conheci França na faculdade. Foi uma amizade intensa, como tudo nele. Fiquei muito impactado, desde a primeira vez que o vi declamando”, diz Mascaro, que não ilustrou poemas específicos, mas baseado no conjunto da obra. “Ele tinha uma personalidade forte, marcante. Com questões de raça, era como um fio desencapado".

“Mais do que poeta, vejo França como educador”, diz Mateus Sá, que convidou França para participar de seu projeto Luz do Litoral. Mas como explicar quem foi o poeta para quem não o conheceu? "Podemos fazer a nossa parte e fazer ecoar um pouco mais uma filosofia que nos faz bem. Nada mais justo do que fazer isso com as palavras e imagens que ele deixou".

(Diario de Pernambuco,

Nenhum comentário: