terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Novo livro de Moebius no Brasil



A editora mineira Nemo vem fazendo um belo serviço ao devolver os quadrinhos de Moebius ao mercado brasileiro de quadrinhos. O projeto começou em maio, com a publicação de Arzach, até então inédito no país. Agora chega às lojas Absoluten Calfeutrail & outras histórias. Nos dois livros, algumas HQs já haviam sido publicadas isoladarmente por outras editoras, nos anos 1980 e 1990. Uma delas, o essencial Garagem hermética, está prevista os próximos meses.

Um dos artistas mais cultuados do quadrinho europeu, Jean Giraud assumiu o pseudônimo Moebius em 1963, quando publicou uma série de tiras para a revista Hara Kiri. Ficou conhecido em 1974, quando se tornou um dos fundadores da Métal Hurlant. Já famoso, nos anos 1980, fez uma parceria com Stan Lee, ao desenhar uma graphic novel protagonizada pelo Surfista Prateado. No cinema, trabalhou na arte de Alien (1979), Tron (1982) e O quinto elemento (1997).



Publicadas originalmente nos anos 1970, as histórias de Absoluten Calfeutrail trazem um Moebius tão experimental que transgride as regras da narrativa visual dos quadrinhos. São fantasias nada escapistas, que reúnem humanos e alienígenas em mundos alternativos, de formas delirantes. Como boa distopia, a crítica social emerge de situações improváveis, quase sempre certeira, como na erótica Pau doido que, disfarçada de ficção científica, aborda a repressão sexual do trabalhador comum. O texto é econômico ou simplesmente não existe. Na arte fantástica de Moebius, palavras raramente ajudam. As imagens já dizem tudo.

(Diario de Pernambuco, 03/01/2011)

Nenhum comentário: