domingo, 22 de janeiro de 2012

Coluna de lançamentos, bastidores e "eu indico" da semana



Queda em família - O crash econômico de 2008 tem rendido bons filmes, destaque para este drama sobre o salve-se quem puder instalado em uma corretora prestes a ruir em Wall Street. O sinal de emergência é dado por um jovem analista (Zachary Quinto) que descobre a iminência do desastre. Kevin Spacey, um dos executivos, é convocado para apagar o fogo. Tudo se desenvolve em intimidade quase familiar, o grande trunfo do filme. Destaque para a atuação de Paul Bettany, Jeremy Irons, Demi Moore e Stanley Tucci.

Margin Call - o dia antes do fim (EUA, 2011). De J.C. Chandor. Paris Filmes.



Músicas e mulheres - Um piano-jazz regado a úisque é a melhor tradução para este filme do estreante Joann Sfar, baseado em HQ de sua própria autoria. Informações biográficas se misturam com viagens subjetivas do compositor francês, notório tanto pela música quanto pela devoção às mulheres, entre elas, a musa Brigitte Bardot. Guiada por seu alter ego cartunesco, a jornada existencial e artística de Gainsbourg (Eric Elmosnino, perfeito no papel) é apresentada como um delírio sedutor, intenso e viciante.

Gainsbourg- o homem que amava as mulheres (FRA, 2011). De Joann Sfar. Imovision.



Pai e filho - No auge de sua carreira, Sylvester Stallone estrelava quatro “clássicos” da truculência patriótica: Rocky 4, Rambo 3, Cobra e Falcão, drama em que pai caminhoneiro tenta recuperar a confiança do filho criado em colégio militar. O filme volta ao catálogo brasileiro após a estreia de Gigantes de aço (2011), que tem enredo semelhante. Tanto em um como no outro, nada parece reverter a descrença do menino, até que o pai entra para uma competição de força bruta, neste caso, um campeonato de queda-de-braço.

Falcão - o campeão dos campeões (EUA, 1987). De Menathem Golan. Fox.

Eu indico



O grande Lebowski, dos irmãos Coen, é genial, engraçado e tem os melhores diálogos sem noção. A estrela do filme é um Jeff Bridges gordo e maconheiro, que mora em Los Angeles e adora jogar boliche, conhecido como ‘The Dude’. Ele é confundido com um milionário do mesmo nome, Jeffrey Lebowski, que teve a esposa sequestrada. O longa não teve muito sucesso nas bilheterias, mas é tão cultuado que uma religião chamada ‘Dudeísmo’ foi criada!”

Ana Garcia, produtora do Coquetel Molotov

Bastidores

Em Triunfo - No começo de fevereiro, a Fundarpe inicia obras de requalificação no Cineteatro Guarany, em Triunfo. Entre as melhorias está a adequação do espaço para comportar o projetor de 35mm, adquirido em 2010. Outro estudo quer reinaugurar o Cineteatro Esmeralda, no Clube do Pico, em Fernando de Noronha.

Figurantes - A produção de Animal político, primeiro longa de Tião (Muro), procura figurantes para cena de uma vernissage no Museu Murilo La Greca (Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim). Será hoje, às 19h.

Em tempo - Em resposta à matéria publicada na edição de domingo, deste Viver, sobre memória do cinema pernambucano, a Secretaria e a Fundação de Cultura do Recife informam que, ainda em janeiro, filmes do acervo municipal serão enviados para avaliação e recuperação na Cinemateca Brasileira. A Filmoteca Alberto Cavalcanti deve abrir para o público, ainda em 2012, no Teatro do Parque. Em tempo: até o momento, não foram definidos quais filmes irão à Cinemateca; e, à espera de recursos federais, a reforma do Parque não tem data para começar.

Fomento - O BNDES lançou a nova edição de seu edital de cinema, que destina R$ 14 milhões à produção e finalização de obras de ficção e documentários. Inscrições podem ser feitas até 15 de março.

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi desse filme, Margin Call, que você me falou?

Carol