quinta-feira, 30 de junho de 2011

Coluna de lançamentos, bastidores e "eu indico" da semana

Lançamentos em DVD



O besouro verde (The Green Hornet, EUA, 2010). De Michel Gondry. 119 minutos. Sony Pictures.

Adaptado para o cinema, herói de antiga série de TV atualiza o tom de infâmia e situações absurdas. O protagonista, um playboy burraldo (Seth Rogen), conta com ajudade Kato (Jay Chou), assistente oriental versado em lutas e engenhocas, para combater o crime. Uma das armas é o jornal que herdou do pai, agora comandado pela loira Cameron Diaz, a qual pretende infantilmente conquistar. O nonsense funciona e, ao som do trompete de Al Hirt (reutilizado por Tarantino em Kill Bill), rende boas risadas.



Restrepo (EUA, 2010). De Tim Hetherington, Sebastian Junger. 94 minutos. Europa.

Documentário sobre o drama de soldados norte-americanos no Afeganistão causa estranha sensação de que já vimos aquelas imagens antes. Isso porque os diretores Hetherington (recentemente assassinado na Líbia) e Junger se valeram de recursos do cinema de ficção para construir a narrativa. A combinação é certeira. O filme varia entre depoimentos clássicos e a expedição, em que a troca de tiros é registrada como se a câmera estivesse na mão de um fuzileiro.



Pindorama - a verdadeira história dos sete anões (Brasil, 2008). 75 minutos. Canal Brasil.

Documentário aposta na curiosidade em torno de um circo mantido por sete irmãos, todos anões. Com a morte do pai, o palhaço Pindoba, eles herdaram o empreendimento, batizado Pindorama em homenagem ao fundador. O filme os apresenta durante temporada em cidade não identificada do Sertão pernambucano, região onde eles atuam. As cenas alternam entre as apresentações e o descanso, em que cada um conta a sua história. O sentimento é o de imersão naquela realidade.

Eu indico



Hotel Ruanda (EUA, 2004), de Terry George. Um filme verídico que mostra que, há pouco tempo, quase um milhão de pessoas morreram por divergências políticas, étnicas etc. O filme é pesado! Tem uma cena que mostra uma rua enorme, meio desfocada. Quando a imagem vai ficando mais nítida, a gente se deparada com uma lugar cheio de corpos e uma pessoa andando por cima (doideira!). Aí você vai refletindo que tudo aquilo rolou de verdade e se dando conta que, a qualquer momento, pode acontecer novamente. Duas coisas boas: a coragem do ser humano, que ultrapassa o medo da morte, e a trilha sonora que é muito boa.

Cannibal, vocalista da banda Devotos

Bastidores

Monty Python no Recife - Michael Palin, do cultuado grupo inglês Monty Python, está no Recife para gravar um programa para a TV britânica BBC. Ele chegou ontem à cidade, onde, tendo Paulo André Pires como cicerone, fará entrevistas com DJ Dolores, o artista plástico Derlon e conhecerá o Recife Antigo, Olinda e a vaquejada de Serrita. O nome do programa será Michael Palin in Brazil.

Luto - Cinema brasileiro de luto pela morte do cineasta, montador, produtor, crítico e gestor público Gustavo Dahl, 73 anos. Na última segunda-feira ele foi vítima de infarto. Seu primeiro longa, O bravo guerreiro, faz parte da trilogia de filmes políticos da segunda fase do cinema novo, ao lado de O desafio, de Paulo César Saraceni, e Terra em transe, de Glauber Rocha. Após participar da fundação da Embrafilme, nos anos 1970, continuou a exercer cargos políticos e atualmente era gerente do Centro Técnico Audioviusal (CTAV) do Ministério da Cultura.

Circulando - O curta Janela molhada, de Marcos Enrique Lopes, que acaba de participar do Cine OP (MG) e do Florianópolis Audiovisual Mercosul (SC), será exibido este fim de semana no 4º Cine Mube (SP) e em setembro, no 11º Curta SE. Desde a estréia, já recebeu quatro prêmios.

Festivais - Atenção realizadores: inscrições abertas para a 4ª Janela Internacional de Cinema do Recife, o 7º Fest Aruanda (João Pessoa-PB), 4ª Mostra Live Cinema (RJ), Curta Canoa (CE), 3º Festival do Filme Etnográfico do Recife, 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos e a 2ª Mostra Nacional Curta Sertão (Floresta, Tacaratu e Belém de São Francisco). O CEL.U.CINE (RJ) também acaba de ser lançado no Rio de Janeiro. O tema da primeira etapa é ditado popular. O primeiro lugar ganha R$ 18 mil.

(Diario de Pernambuco, 30/06/2011)

Nenhum comentário: