quinta-feira, 23 de junho de 2011

Coluna de lançamentos, bastidores e "eu indico" da semana



A montanha dos sete abutres (Ace in the hole, EUA, 1951), de Billy Wilder. 111 minutos. Paramount.

Esta severa crítica ao jornalismo traz Kirk Douglas como repórter obstinado pela reportagem que o recolocará no mainstream da imprensa. A oportunidade surge quando um homem soterrado poderia ser retirado em vida, e só não é porque Douglas manipula a ambição e vaidade alheias para explorar ao máximo a notícia. Isso, aliado à atitude das autoridades e família da vítima que lucra com o circo armado, nos leva aos verdadeiros abutres que dão nome à montanha.



Cisne negro (Black swann, EUA, 2010). De Daren Aronofsky. 113 minutos. Fox.

A tortura física e psicológica que Nina (Natalie Portman) sofre na mão do coreógrafo (Vicent Cassel) a leva para o mesmo mal-estar que Aronofsky quer transferir a quem assiste ao filme. Cotada para protagonista da nova peça da companhia, O lago do cisne, Nina interpreta o Cisne Branco com inigualável técnica e precisão. Mas para conseguir o papel, ela precisa incorporar o comportamento sexual e imprevisível do Cisne Negro, qualidades que sua rival Lily (Mila Kunis) mostra ser bem mais desenvolta. A perfeição, descobre Nina, tem seu preço.



O discurso do Rei (King’s speech, Inglaterra, 2011). De Tom Hooper. 118 minutos. Paris Filmes.

Sem a ótima performance de Colin Firth como o príncipe que para ser rei precisa superar a gageira, o filme de Hooper dificilmente chegaria ao Oscar. Não há nada de mais nas intrigas de poder por trás da coroa, ou na caracterização de época, os anos 1930-40. O núcleo forte da trama está na relação de George não com a esposa e futura Rainha Elisabeth (Helena Bonham Carter) mas com seu irreverente terapeuta (Geoffrey Rush), que busca curar seu paciente pela via emocional.

EU INDICO

Recomendo Ensaio de orquestra (Prova d'orquestra, Itália, 1978), de Federico Fellini. O filme se passa inteiramente em um ensaio de uma sinfônica, mostrando os conflitos entre o maestro e os músicos, a vaidade de cada músico e como a “personalidade” dos instrumentos tem a ver com quem os toca. No meio de tudo isso, os músicos fazem uma greve contra o maestro. É bem engraçado.

Ricardo Chacon, músico

Bastidores

Recife frio - Após vencer o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como melhor curta-metragem de 2010, Recife frio entra em cartaz em sete capitais, dentro da programação da Sessão Vitrine. O curta de Kleber Mendonça Filho antecede a produção gaúcha Morro do céu, de Gustavo Spolidoro. Pena que a cidade que inspirou o filme ficou fora do circuito.

Menestrel - Dirigido por Wilson Freire, o documentário Galo Preto - O menestrel do coco será lançado amanhã, às 19h, no Nascedouro de Peixinhos. Histórias não faltam para o coquista, que enfrentou altos e baixos em seus 75 anos de vida, 63 de carreira. A programação ainda traz shows de Coco Raízes de Arcoverde e Coco de Mazurca.

Abre - O Festival de Veneza, que começa em 31 de agosto, definiu qual será seu filme de abertura: The ides of march, dirigido e estrelado por George Clooney. Além disso, foram anunciados uma homenagem a Al Pacino e os presidentes do júri oficial e mostra Orizzonti, respectivamente, Daren Aronofsky (Cisne negro) e Apichatpong Weerasethakul (Tio Boonmee).

Nenhum comentário: