quinta-feira, 16 de junho de 2011

Coluna de lançamentos, bastidores e "eu indico" da semana



Bravura indômita (True grit, EUA, 2011). De Joel e Ethan Coen. 110 minutos. Paramount.

Não é um remake (há versão prévia para o cinema estrelada por John Wayne), mas uma nova adatpação do romance em que garota de 14 anos (Hailee Steinfeld) encomenda aos xerifes Rooster Cogburn (Jeff Bridges) e LaBoeuf (Matt Damon) a morte do assassino de seu pai. Menos western e mais fábula, a força do filme está na formação da garota no mundo da violência, amparada na figura do pai e do herói.



Identidade paranormal (Shelter, EUA, 2010). De Måns Mårlind, Björn Stein. 112 minutos. California.

O título vem na esteira do sucesso de Atividade paranormal, mas um filme não tem nada a ver com o outro. Estrelado por Julianne Moore, temos aqui o drama de uma mãe / psiquiatra que questiona a absolvição de criminosos acusados de dupla identidade. Seu pai a apresenta para um caso ainda mais desafiador, o de um assassino que abriga (daí o título em inglês) múltiplas identidades. A partir daí, ela precisa rever sua crença no divino e no demoníaco.



Filme socialismo (Film-socialisme, França, 2010). De Jean-Luc Godard. 101 minutos. Imovision.

Aos 80 anos, um dos grandes diretores da Nouvelle Vague e do cinema mundial continua em forma e nos oferece mais um contundente manifesto de liberdade criativa e de crítica ao comportamento humano. Foco no questionamento aos hábitos burgueses durante cruzeiro no Mediterrâneo, que passa pelo Egito, Palestina Odessa, Hellas, Nápoles e Barcelona. O cinema de Godard prescinde da lógica formal para se moldar ao pensamento. Vale cada fotograma.

Eu indico

Adaptação (Adaptation, EUA, 2002), de Spike Jonze. Comentei sobre esse filme com Bactéria, ex-Mundo Livre S/A, e falamos bastante sobre cinema. Gosto de tantos filmes, mas esse tem um universo muito bem costurado com as orquídeas, por isso me chamou a atenção. O começo do longa é justamente no set de Quero ser John Malckovich, do mesmo diretor. Bem interessante”

Clayton Barros, da banda Os Sertões

Bastidores

Repressão - Relatos de 24 mulheres que foram presas políticas entre 1969 e 79 estão registrados no documentário Vou contar para meus filhos, que será exibido hoje (para convidados) e amanhã (aberto ao público), no Cinema Apolo (Recife Antigo). A direção é de Tuca Siqueira.

Alexina - Entre os dias 16 e 27 deste mês, Cláudio Bezerra e equipe estarão em Cuba para rodar o documentário Alexina, sobre a militante das ligas camponesas Alexina Crespo (foto), viúva de Francisco Julião, hoje com 84 anos de idade. Por problemas de saúde, ela não poderá retornar à ilha onde viveu exilada com os filhos. Um deles, Anatólio Julião, revisitará os lugares e pessoas com as quais a família conviveu nos anos 1960. O diretor de fotografia será Roberto Chile, há mais de 20 anos o fotógrafo oficial de Fidel Castro.

Spielberg - Principal estreia nos Estados Unidos, o filme Super 8 marca a volta de Steven Spielberg ao universo da ficção-científica juvenil. É dele a produção executiva do longa que se passa em 1979, quando um grupo de amigos pré-adolescentes de pequena cidade usam a câmara supracitada para uma brincadeira que acaba virando coisa séria. A direção é de J.J. Abrams, que já deu interessantes demonstrações de competência em Star Trek, Missão impossível 3 e na série Lost.

Cine PE - Na última terça-feira, realizadores pernambucanos entregaram à BPE Produções, organizadora do Cine PE, documento coletivo com uma série de sugestões para o próximo festival. O próximo encontro, este de trabalho, será em 19 de julho.

Varilux - No Recife, o Festival Varilux esteve com praticamente todas as sessões lotadas no Cinema da Fundação. O evento cresceu e talvez seja hora de ocupar outras salas da cidade. O problema é que não há tantas opções: poucos cinemas contam com exibição digital na cidade.

(Diario de Pernambuco, 16/06/2011)

Nenhum comentário: