sexta-feira, 3 de junho de 2011

Coluna de lançamentos, bastidores e "eu indico" da semana



O mágico (L’Illusioniste, França, 2010). De Sylvain Chomet. 99min. PlayArte.

O estilo característico do diretor de Bicicletas de Belleville a serviço de roteiro inédito de Jacques Tati, que antes de morrer o enviou à filha que nunca conheceu. Daí o tom melancólico na história do ilusionista que perde espaço nos teatros de Paris, pega a estrada e ganha a admiração de uma jovem escocesa. Não por acaso, o velho mágico se parece com Mr. Hurlot, notório alterego de Tati. Em tempos de animação digital, o tema casa belamente com o traço feito à mão de Chomet e é uma reflexão que se estende para o próprio cinema.



Inverno da alma (Winter’s bone, EUA, 2010). De Debra Granik. 100 minutos. Califórnia.

Após o sumiço do pai, garota de 17 anos (Jennifer Lawrence) precisa cuidar irmãos mais novos e da mãe com problemas mentais. Para piorar a situação, se o pai não aparecer em uma semana, a família perde a casa. A seca paisagem rural, habitada por pessoas violentas e miseráveis, torna o contexto desolador. O filme surge desse contraste, entre o drama particular da protagonista e a dura realidade ao seu redor.

Eu indico



“Recomendo Rockers (EUA, 1978), de Ted Bafaloukos. A atuação fica por conta dos mestres do reggae roots jamaicano. Os músicos e produtores não são atores, mas é aí que está a graça. Além de ser um registro único de grandes talentos, é um recado direto as grandes gravadoras e o mercado fonográfico de como ideias simples e geniais, compostas, produzidas, fabricadas e distribuídas por quem as faz, podem chegar ao grande público praticamente sem intermediários. É o lema do punk levado pro mundo esfumaçado da ilha caribenha mais famosa de todo o planeta: faça você mesmo!”

Bruno Pedrosa, DJ

Bastidores

Cannes - Os principais filmes exibidos no Festival de Cannes estreiam nos próximos meses no Brasil. Anote as datas: 7 de junho, Meia-noite em Paris, de Woody Allen; 24 de junho, A árvore da vida, de Terrence Malick; 5 de agosto, Melancolia, de Lars Von Trier; 4 de novembro, O garoto de bicicleta, de Luc e Jean-Pierre Dardenne; e 25 de novembro, de La piel que habito, de Pedro Almodóvar.

São Paulo - O curta Praça Walt Disney, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, foi eleito o melhor da 4ª Mostra Marília de Cinema, no interior de São Paulo. Recife frio, de Kleber Mendonça Filho, ganhou na categoria melhor direção, fotografia e projeto gráfico.

Homenagem - A obra dos cineastas Marcelo Gomes e Karim Ainouz ganha mostra na Casa de América, em Madri. Até sábado, serão exibidos quatro longas-metragens dos diretores.

Curso - Inscrições abertas para o workshop Documentário Criativo, promovido pelo curso de Cinema de Animação das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO). O ministrante é o roteirista, diretor e especialista em análise de scripts Gualberto Ferrari. O curso será em julho e custa R$ 250.

Ouro Preto - A 6ª Mostra de Cinema de Ouro Preto anunciou ontem sua programação. De Pernambuco, participam Acercadacana, de Felipe Calheiros; Aeroporto, de Marcelo Pedroso; Janela molhada, de Marcos Enrique Lopes; Praça Walt Disney, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira; e Mens sana in corpore sano, de Juliano Dornelles. O tema deste ano é a Chanchada e o cineasta Carlos Manga será homenageado. O CineOP será entre 15 e 20 de junho.

Pernambucanos premiados - Como era de se esperar, Tropa de Elite 2 foi eleito nas principais categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Mas a cerimônia realizada anteontem, no Rio de Janeiro, também foi dos pernambucanos: O homem que engarrafava nuvens, de Lírio Ferreira, venceu na categoria documentário e Recife frio (foto), de Kleber Mendonça Filho, foi premiado como o melhor curta-metragem de 2010. Palmas para eles.

Vurto - Marcelo Pedroso (Símio Filmes) e Felipe Peres Calheiros (Asterisco) acabam de lançar o site Vurto, para divulgar vídeos curtos, feitos para a internet. O primeiro trabalho se chama Engravatados, assinado por Pedroso e Milena Times, uma visão crítica ao chamado auxílio-paletó recebido por deputados estaduais. O endereço: www.vurto.com.br.

DocTV - Abertas as inscrições para o DocTV América Latina III, que vai selecionar um projeto de documentário de cada um dos 14 países envolvidos no projeto. Regulamento no site da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Até 14 de julho.

(Diario de Pernambuco, 26/05 e 01/06/2011)

Nenhum comentário: