quinta-feira, 1 de abril de 2010

Lançamentos, bastidores, Eu indico e ranking da semana

Lançamentos em DVD


Romântico - O diretor de Os imorais e Alta fidelidade nos transporta aos jardins da belle époque francesa onde, entre frivolidades e passeios na relva, o jovem Chéri (Rupert Friend) é confiado por sua mãe à experiente cortesã Lea (Michelle Pfeiffer). Porém, mais do que prepará-lo para a vida amorosa, Lea comete o erro de se apaixonar por Chéri. Uma relação interrompida bruscamente pela mãe, que vê ali apenas um investimento para o casamento arranjado que enriquecerá ainda mais a família. Pfeiffer seduz, mas as convenções sociais daquele fim de século - e a frieza com que o garoto se afasta - falam mais alto.

Chéri (Chéri, EUA, 2009). De Stephen Frears. 92 minutos. Califórnia.


Kurosawa - No centenário de nascimento de Akira Kurosawa, a Europa Filmes relança uma série de títulos do diretor que fez a ponte entre cinema japonês do norte-americano. Estrelado por Toshiro Mifune (depois consagrado como samurai em Rashomon, Os sete samurais e Yojimbo), Cão danado é um thriller de inspiração noir em que um policial se vê envolvido numa rede de crimes após ter sua arma roubada. Para recuperar a pistola - e a honra - ele conta com ajuda do policial veterano Sato (Takashi Shimura). Tudo se passa num dia quente, entre ladrões e prostitutas num país dilacerado pela derrota na Segunda Guerra.

Cão danado (Nora Inu, Japão, 1949). De Akira Kurosawa. 122 minutos. Europa.


Amargura - Família e amigos de Fausta (Magaly Solier) acreditam que ela é portadora do mal da teta assustada, doença que teria sido transmitida pelo leite de sua mãe, vítima de estupro durante o período do terrorismo no Peru. Para que as filhas não sofram da mesma violência, uma batata foi inserida em suas vaginas. O medo da garota em se relacionar com o mundo é visível, principalmente quando ela é obrigada a trabalhar pelo sustento e o enterro de sua mãe. A sensibilidade de Llosa e a boa atuação de Solier foram reconhecidas em vários festivais. O filme foi indicado ao Oscar e é grande vencedor do Festival de Berlim.

A teta assustada (La teta assustada, Peru/Espanha, 2009). De Claudia Llosa. 95 minutos. Paris Filmes


Vintage - Relançado pela coleção de clássicos da Paramount, O grande Gatsby ainda tem muito o que dizer num mundo regido pelo dinheiro. Adaptada para o cinema com roteiro de Francis Ford Copolla, a obra do escritor norte-americano F. Scott Fitzgerald conta a história do ricaço Jay Gatsby (Robert Redford) e sua obsessão por Daisy Buchanan (Mia Farrow). Nos anos que precederam a depressão de 1929, Gatsby promove festas de luxo regadas a champanhe e jazz. Não há notícia sobre como ele ficou tão rico, mas sabe-se que, no passado, Buchanan o trocou por um homem mais rico.

O grande gatsby (The great Gatsby, EUA, 1974). De Jack Clayton. 143 minutos. Paramount.

Bastidores
Amor sujo, quarto longa de Paulo Caldas, começa a ser filmado em maio. Semana passada o diretor esteve em Ouro Preto (MG) para visitar locações. A personagem principal, interpretada por Maria Padilha, é uma pianista mineira que se apresenta no Recife, onde adoece. O elenco ainda traz Fábio Assunção no papel de um padre. Amor sujo também será filmado no Museu do Estado, Palácio do Campo das Princesas, Casa Forte e na cidade de Paudalho.

O Festival É Tudo Verdade começa dia 8 de abril em São Paulo, com 18 documentários brasileiros inéditos. Entre os internacionais está Capitalismo, uma história de amor, de Michael Moore. Gabriel Mascaro concorre na competição de curtas com As aventuras de Paulo Brusky.

A partir de hoje a Mostra Internacional do Primeiro Filme abre inscrições para obras de novos realizadores. Podem ser inscritos filmes de curta e longa-metragem, de ficção, documentário ou animação. Prêmios variam entre R$ 5 mil e 15 mil. O evento será de 7 a 12 de setembro, em Timbaúba (Zona da Mata Norte). Informações: www.primeirofilme.com

Expectativa em torno da seleção de longas do Cine PE. Alfredo Bertini não adianta nada a respeito, mas garante que haverá grandes nomes do cinema e que este promete ser a melhor edição dos últimos tempos. A programação completa será anunciada à imprensa na terça-feira à noite.

Na última segunda-feira Alfred Hitchcock completou 30 anos de morte. O canal pago TCM homenageia o mestre do cinema com sessão dupla nas quartas e sábados de abril, a partir das 22h. Começa dia 3, com duas pérolas: Um corpo que cai (1958) e Pacto sinistro (1951).

Eu indico



Recomendo El topo (Mexico, 1970), de Alejandro Jodorowski. É um faroeste Raulzão Seixas, uma saga completa, como Dom Quixote, Zaratrusta e Fausto. Mambembe, rasteiro e imperdivel.
Paulinho do Amparo, artista plástico.

Filmes mais vendidos
1. Guerra ao terror
2. Um lugar ao sol
3. Coco antes de Chanel
4. Lua nova
5. A princesa e o sapo
6. Barbie em vida de sereia
7. A galinha pintadinha e sua turma
8. A conversação
9. Os falsários
10. O exterminador do futuro - a salvação

Nenhum comentário: