quinta-feira, 8 de abril de 2010

Lançamentos DVD, coluna bastidores, "eu indico" e ranking da semana



Memórias - Após acidente, o cineasta Mateo Blanco (Lluís Homar) perde a visão e assume o alterego de Harry Caine, nome com o qual costumava assinar seus roteiros. Com a ajuda da amiga e produtora Judit García (Blanca Portillo) e seu filho Diego (Tamar Novas), ele resgata aos poucos a memória do amor que viveu com Lena (Penélope Cruz). O roteiro guarda bons momentos que nos acostumamos a encontrar em Almodóvar, com situações que transbordam limites da convenção. Nessa bela homenagem ao cinema, Almodóvar sem dúvida está mais contido, mas não menos apaixonado.
Abraços partidos (Los abrazos rotos, Espanha, 2009). De Pedro Almodóvar. 127 minutos. Universal.



Fotografia - O célebre retrato de Ernesto "Che" Guevara é a imagem mais reproduzida do século 20. Ao mesmo tempo em que o rosto do líder revolucionário ganhou o mundo, sua trajetória e ideais foram esvaziados a ponto de gerar diferentes interpretações. Este documentário narra os eventos que precederam o encontro entre Che e o fotógrafo Alberto Korda, numa solenidade oficial em Cuba. E, depois da fama, quando aquele rosto e seu intrigante olhar ganharam vida própria. Entre os entrevistados estão os atores Antonio Banderas e Gael Garcia Bernal, que já interpretaram Che no cinema.
Chevolution (Mexico, 2008). De Trisha Ziff e Luis Lopez. 89 minutos. Imagem.


Incorreto - Neste remake de filme dos anos 90 dirigido por Abel Ferrara, Terence McDonagh (Nicolas Cage) é um policial imprevisível, disposto a agir fora da lei para prender o gângster que assassinou imigrantes senegaleses. Entre alucinações com iguanas e sessões de sexo, drogas e muito jazz, ele investiga o caso, com o auxílio irrestrito da prostituta Frankie (Eva Mendes) e a conivência de cúmplices do departamento de New Orleans. Subvertendo clichês de filmes policiais, Herzog oferece um cínico retrato da cultura da violência institucionalizada nos Estados Unidos. E Cage, um dos melhores momentos de sua carreira.
Vício frenético (Bad Liutenant: Port of call, EUA, 2009). De Werner Herzog. 121 minutos. Imagem.



Clarice - Dirigido especialmente para o mercado de TV e home video pela sobrinha de Clarice Lispector, este filme dramatiza uma série de entrevistas que a escritora ucraniana realizou para a revista Manchete, com personalidades da cultura brasileira, como Nelson Rodrigues, Rubem Braga, Fernando Sabino e Jorge Amado. Para interpretar as várias "Clarices" foram escaladas as atrizes Aracy Balabanian, Beth Goulart, Louise Cardoso, Claudiana Cotrim, Letícia Spiller, Dora Pelegrino e Silvia Buarque. Para o papel dos entrevistados, o elenco traz Jofre Rodrigues, Fernando Eiras, Paulo Vespúcio e Chico Diaz. Entrevistas completam a produção.
De corpo inteiro - entrevistas (Brasil, 2010). De Nicole Abranti. 67 minutos. Taboca.

Bastidores

O bem amado, de Guel Arraes, Quincas Berro D'Água, de Sérgio Machado, e As melhores coisas do mundo, de Laís Bodansky, estão confirmados no Cine PE 2010. Programação completa no Viver de amanhã.

Da HQ para a TV. A série Vida de estagiário, de Alan Sieber, estreia 16 de abril, às 18h30, na TV Brasil. A direção é de Vitor Brandt, com roteiro de Sieber e Arnaldo Branco e música de Flu. Episódio piloto está online.

Do cinema para as ruas. O Batmóvel chega ao Brasil no próximo dia 15, trazido pela Warner, detentora dos direitos do personagem no cinema e na TV. O motivo é a comemoração dos 75 anos da DC Comics. Pena que o carro do morcego não vai sair de São Paulo.

Hoje, amanhã e domingo, o documentário Avenida Brasília Formosa, de Gabriel Mascaro, tem premiére no Festival Intenacional de Filmes Independentes - Bafici 2010, em Buenos Aires. Outros filmes são Viajo porque preciso, volto porque te amo, Estrada para Ythaca e Belair.

Eu indico

"Assisti há pouco tempo ao filme Um homem sério (A serious man, EUA, 2010), de Joel e Ethan Cohen. É um mergulho sombrio na família e na desconstrução do sonho norte-americano, visto de dentro de uma comunidade judia, com humor, religião e tragédia. Na minha opinião, é o melhor filme dos irmãos Coen". - Fábio Trummer, músico

Ranking dos mais locados

1.Se beber, nao case
2.Bastardos inglórios
3.A orfã
4. sequestro do Metrô 1 2 3
5. A proposta
6. Minhas adoráveis ex-namoradas
7.Inimigos públicos
8.Uma prova de amor
9.Intrigas de estado
10.A verdade nua e crua

Fonte: SMS Video

(Diario de Pernambuco, 08/04/2010)

Nenhum comentário: