quinta-feira, 22 de abril de 2010

Lançamentos DVD, coluna bastidores, "eu indico" e ranking da semana

Lançamentos //Dvds



Rockers - O diretor do documentário Uma verdade inconveniente agora se volta à história da guitarra elétrica a partir do encontro de três gerações do rock'n'roll: Jimmy Page (Led Zeppelin), The Edge (U2) e Jack White (White Stripes). Cada qual com seu estilo, essas três lendas tocam e falam sobre sua relação com o instrumento. Da intimidade dos ensaios e gravações ao momento máximo, ao vivo, nos palcos. Em determinado momento, White, que bebe em todas as escolas, constrói e toca uma slide guitar rudimentar, com um pedaço de pau, uma única corda de arame e uma garrafa de Coca-Cola. Antigo recado de que, para tocar guitarra, basta aliar vontade e atitude.
A todo volume (It might get loud, EUA, 2008). De Davis Guggenheim. 97 minutos. Sony.



Ficção - Da tela larga para a caixinha DVD/Blu-ray, Avatar perde um tanto de sua grandiosidade. No entanto, segue impávido na contraditória missão de espalhar pelo mundo esta máquina de arracadar bilhões com discurso "ecológico" para fazer boi dormir. O filme chega às lojas hoje, Dia da Terra. Que os crédulos não se iludam. Para o público, o que realmente importa no blockbuster não é o verde ou o amarelo-ouro, mas sim o azul digital dos Na'Vi, aborígenes do espaço prestes a serem massacrados pela ganância humana. Feita a devida comparação com processos colonizadores, desejamos a todos uma ótima sessão.
Avatar (EUA, 2009). De James Cameron. 161 minutos. Fox.



Fábula - Sob a direção do celebrado autor de videoclipes e filmes como Quero ser John Malkovitch, a obra homônima de Maurice Sendak ganha belos cenários e profundidade psicológica necessária para se adaptar à linguagem do cinema. Nesta fábula para adultos, o pequeno Max (Max Records) ganha vizinhos e até uma irmã mais velha. Filho de pais separados, sua mãe traz o namorado para jantar, o que desperta a fúria de sentimentos contraditórios no garoto, que foge para uma ilha povoada por monstros, onde se torna rei. Moral da história: mesmo com traumas, preservar o instinto nos faz humanos.
Onde vivem os monstros (Where the wild are, EUA, 2009). De Spike Jonze.



Passional - Escrita em parceria com Hilton Lacerda, a história tem teor de reinvenção autobiográfica de Nachtergaele, pela primeira vez na direção. Visceral, o filme é ambientado numa comunidade ribeirinha na Amazônia, onde Santinho (Daniel Oliveira) é um jovem tirânico, tratado como um semideus desde que um cachorro trouxe até ele o vestido de uma menina morta. O excesso predomina, na imagem de tons carregados pela direção de arte de Renata Pinheiro, na fotografia escura de Lula Carvalho, no atitude incestuosa do pai (Jackson Antunes) e em situações escatológicas, como um porco sendo abatido por longos minutos.

A festa da menina morta (Brasil, 2009). De Matheus Nachtergaele. 110 minutos. Imovision.

Bastidores

Após 33 anos, a produtora Vera Cruz anuncia retorno com o "doc.fic" LB Persona, sobre o clássico premiado em Cannes, O Cangaceiro (1953), de Lima Barreto. O diretor é Galileu Garcia, que foi produtor e assistente de Barreto na produção original. Fundada em 1949, a Vera Cruz produziu mais de 40 longas e documentários. O último foi Paixão e sombras, (1977) de Walter Hugo Khouri.

O Cine PE 2010 começa oficialmente na segunda-feira, com cerimônia de abertura no Centro de Convenções e sessão premiére de O Bem Amado. Entre os convidados estão Marco Nanini, Andréa Beltrão, José Wilker, Caio Blat, Matheus Nachtergaele, Maria Flor, Luiz Carlos Vasconcelos, Oswaldo Montenegro, Paloma Duarte, Françoise Furton, Fernanda Nobre, Simone Spoladore, Denise Fraga, Paulo Vilhena, Paulo José e Mariana Ximenes, além dos homenageados Guel Arraes, Tony Ramos e Julia Lemmertz.

Kátia Flávia, a Godiva do Irajá, reencarna em Olinda semana que vem, em show de Fausto Fawcett, durante a Mostra de Cinema Sapo Cururu. Paralelo ao Cine PE, o evento este ano terá cinco dias de duração (de 27 de abril a 1º de maio). Além do compositor carioca, haverá show de Johnny Hooker e a exibição dos filmes Aitaré da Praia (1925) de Gentil Roiz e Ary Severo, e Belair (2009), de Bruno Safadi e Noa Bressane.

As Torres Gêmeas do bairro de São José serão o ponto de partida para um filme coletivo sobre a política de expansão urbana e desenvolvimento do Recife. Até o momento, o grupo é formado por 17 pessoas, entre eles Jonathas Andrade, Leo Falcão, Marcelo Pedroso, Mariana Porto e Tião. Para participar, basta enviar material que dialogue com a discussão até 31 de maio para www.projetotorresgemeas.wordpress.com.

Eu indico

"Estou muito apaixonado por dois filmes daqui: Recife frio (de Kleber Mendonça Filho) e o documentário Um lugar ao sol (de Gabriel Mascaro). Estou vibrando pela forma como eles são construídos e porque eles pegam uma temática inusitada. Recife frio é um desafio de gênero, ele ficcionaliza o documentário. E Um lugar ao sol aposta na psicanálise de Jung, discute o real, o simbólico e o imaginário a partir dos moradores de cobertura" - Jomard Muniz de Britto, filósofo e curador do projeto O Laboratório

Mais vendidos

Alvin e os esquilos 2
Um lugar ao sol
Guerra ao terror
Dalva & Herivelto
Razão e sensibilidade
Coco antes de Chanel
Pinga Fogo entrevista Chico Xavier
Madonna Stiky & Sweet Tour
Clamor do sexo
Freud - Além da alma


Fonte: Livraria Cultura

(Diario de Pernambuco, 22/04/2010)

Nenhum comentário: