quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Ibep-Companhia Editora Nacional compra a Conrad


O comunicado acima foi encaminhado hoje à tarde para a imprensa, e informa que o grupo Ibep anuncia a compra da Conrad Editora.

O ofício deixa claro que não haverá mudanças na linha editorial da Conrad. Muito menos na equipe, que só não permanece intacta porque deixaram o grupo a gerente administrativa Solange Reis e Cristiane Monte, uma das sócias fundadoras.

Desde 1993, a Conrad é responsável por publicar boa parte dos melhores quadrinhos lidos no Brasil. Tanto nas bancas, onde circulam os mangás, quanto nas livrarias, ela tem papel fundamental de introduzir novos autores e disseminar os mestres.

Alexandre Boide, coordenador editorial da Conrad, adiantou ao Quadro Mágico o que 2009 reserva aos leitores.

"Temos muito material para lançar, e certamente o faremos ao longo de 2009. O plano é lançar mais álbuns nacionais do que nos últimos anos. Preferimos não revelar autores e títulos porque são obras ainda em produção, que podem atrasar. No entanto, posso garantir que muitas novidades virão, tanto de artistas que já publicaram com a gente como de gente nova na área, sem esquecer dos clássicos dos quadrinhos brasileiros".

Leia mensagem de Rogério de Campos aos leitores da Conrad:
--------------------
Conrades,

Temos o prazer de anunciar que, a partir de agora, a Conrad faz parte do Grupo IBEP, do qual faz parte também a Companhia Editora Nacional, fundada por Monteiro Lobato em 1925.

Esse movimento é resultado da evolução da Conrad nestes anos todos. Crescemos e ocupamos espaços. Temos feito história. Mas para continuar crescendo percebemos que precisávamos de investimento externo. E é isso que temos agora.

As negociações que desembocaram neste grande momento foram complexas, demoradas e cheias de idas e vindas. Isso afetou bastante o ritmo de lançamentos da editora no ano passado. Mesmo assim, em meio a tudo isso, continuamos a emplacar nossos hits nas paradas de sucessos. Como a série de compilações de tiras de Calvin & Haroldo e livros como Che, Fun Home, Prontuário 666 e Chibata!. No mês passado, lançamos com bastante sucesso A Ditadura da Moda, o primeiro romance da jornalista Nina Lemos.

Agora que tudo está resolvido, a Conrad irá retomar seu ritmo tradicionalmente furioso de lançamentos. Já nos próximos dias lançaremos a continuação das séries Dragon Ball, Bambi, Nausicaä e O Sétimo Suspiro do Samurai. E também o clássico álbum Verão Índio, de Milo Manara e Hugo Pratt.

O primeiro objetivo é reforçar a identidade editorial da Conrad. A quase totalidade da equipe da editora permanece. Vocês clientes continuarão a falar com as mesmas pessoas com quem já falavam. Quero, no entanto, agradecer muito as pessoas que deixam a empresa, como minha amiga Solange Reis, gerente administrativa, e, especialmente, minha sócia Cristiane Monti, que fundou esta editora e forneceu a ela uma energia sem a qual nada disso teria sido possível.

Parabéns para todos
E, mais uma vez, obrigado

Rogério de Campos

Nenhum comentário: