sábado, 14 de fevereiro de 2009

Garanhuns respira jazz no carnaval


A cidade de Garanhuns reserva para o período do carnaval uma programação diferente das festas momescas. Trata-se do Garanhuns Jazz Festival, que em sua segunda edição homenageia o conterrâneo Toinho Alves, e oferece uma grade maior e melhor que a de 2008. Desta vez, são 21 atrações de quatro países, em shows gratuitos nos palcos montados na Praça Guadalajara e no Parque Ruben Van der Linden.

Viabilizado por recursos da prefeitura municipal, governo do estado e Ministério do Turismo, o festival foi lançado esta semana, com a presença do prefeito de Garanhus, Luiz Carlos Oliveira, do curador Giovani Papaleo e de três secretários municipais. Desde que nasceu, o Garanhuns Jazz tem sido tratado como a menina dos olhos da prefeitura. "O evento já nasceu consolidado. Investir no carnaval era algo sem retorno, pois a cidade ficava praticamente vazia. Foi quando os Papaléo chegaram com o projeto, que nos interessou de imediato", conta Oliveira.

De acordo com asecretária de turismo, Gabriela Valença, mais de 10 mil pessoas compareceram ao evento ano passado, o que movimentou a economia em R$ 1,6 milhão. A expectativa para este ano é de que o público dobre. "O jazz favorece um novo público e gera o envolvimento da população", diz Valença, que cita o intercâmbio cultural como o maior presente trazido pelo evento.

"Ano passado, a banda musical de Garanhuns criou a Orquestra de Frevo e Jazz de Garanhuns. Este é um legado palpável da primeira edição, maior até do que o do Festival de Inverno", acredita Valença. A mais nova banda estimulada pelo Garanhuns Jazz se chama Street Jazz Band, que se apresentará com o saxofonista carioca Marcelo Martins. Ainda no espírito de intercâmbio cultural, o mestre flautista Carlos Malta abre o festival em apresentação com a Banda de Pífanos Folclore Verde, formada por remanescentes quilombolas da comunidade local do Castainho. Por sua vez, o guitarrista paulista Lancaster toca com o grupo The Bluz, de Caruaru.

A inspiração para o GJF veio do Festival de Jazz de Guaramiranga, no Ceará, que este ano convidou o gaitista belga Toots Thielemans e terá homenagem a Dominguinhos.

Do território do blues, temos os guitarristas James Wheeler (de Chicago) e o angolano radicado em São Paulo Nuno Mindelis, o grupo Igor Prado Band, Blue Jeans e o gaitista Robson Fernandes, que toca com a anfitriã Uptown Up. O jazz está representado por Kate Bentley & Clay Ross Band (USA), Dixie Square Jazz, Nuages Jazz (Equador) e Izzy Gordon, que fará show em homenagem à tia, a diva Dolores Duran.

Saiba mais

Palco Pau Pombo
(Praça Ruber Van der Linden)

21.02 (sábado)

15h - Nosso Jazz
16h - Choro, Baião e Cia

22.02 (domingo)

15h - Orlito
16h - Kleber Blues Band

23.02 (segunda)

15h - Banda local a definir
16h - Banda local a definir

Palco Ronildo Maia Leite
(Praça Guardalajara)

21.02 (sábado)

20h - Carlos Malta (RJ) & Pífano Folclore Verde
21h - Igor Prado Band (SP)
22h30 - Nuno Mindelis (Angola / SP)

22.02 (domingo)

* Dixie Square Jazz Band (SP) - show de rua à tarde e à noite
20h - Nuages Jazz (Equador)
21h - Igor Prado Band (SP)
22h - Lancaster & The Bluz (PE)
23h - James Wheeler (EUA)

23.02 (segunda)

20h - Marcelo Martins (RJ) & Street Band (PE)
21h - Robson Fernandes (SP) &Uptown Band (PE)
22h - Blue Jeans (SP)
23h - Izzy Gordon (SP)

publicado no Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: