sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Estreia // A Pantera Cor-de-rosa 2


A Pantera Cor-de-Rosa 2 pode até render algumas risadas, mas nem chega aos pés do que foi a série criada por Blake Edwards, e estrelada por Peter Sellers nos longínquos anos 1960-70. Esta segunda parte do remake, que traz Steve Martin como o atrapalhado, e por vezes sagaz Inspetor Cluseau, continua assumidamente vulgar, o que o torna mais próximo do besteirol de Leslie Nielsen do que da paródia de James Bond que pretende ser.

Mais uma vez é roubado o diamante mais cobiçado do mundo, mantido sob a tutela da França, e a primeira providência foi convocar Cluseau, que já havia salvo a jóia dois anos antes. Desta vez, a equipe formada pelo parceiro Ponton (Jean Reno) e a secretária Nicole (Emily Mortimer) ganha o reforço dos melhores espiões do mundo: o italiano Vicenzo (Andy Garcia), o inglês Pepperige (Alfred Molina), o japonês Kenji (Yuki Matsuzaki). Este assim chamado "dream team" para a Itália, onde estaria Tornado, um misterioso larápio de jóias. Boa sacada está na participação da estrela de Bollywood Aishwarya Rai Bachchan, no papel de uma sexy especialista na trajetoria de Tornado.

Se há outros méritos na produção, dois deles se devem à participação de John Cleese, que assume o lugar de Kevin Kline no papel do inspetor-chefe Dreyfus, e Jeremy Irons como o principal suspeito pelo roubo do diamante.

Aos poucos, a miríade de situações constrangedoras provocadas por Cluseau vai ficando sem graça, até se constatar o desperdício de bons atores e um roteiro razoável (co-escrito por Martin) num filme em que quase tudo vira pastelão.

Quase: o desenho animado que abre e encerra o filme e o irretocável tema musical de Henry Mancini continuam de tirar o chapéu.

publicado no Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: