sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Tela Grande (em cartaz)// MOSTRA NOVO OLHAR SOBRE O CINEMA AFRICANO

NOVO OLHAR SOBRE O CINEMA AFRICANO
04 a 08 de agosto de 2007
Cinema Apolo - Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife
Sessões às 17h30, 18h30 e 19h45. Entrada franca

A Prefeitura do Recife em parceria com a Embaixada da França no Brasil realizam a Mostra Novo Olhar Sobre o Cinema Africano, de 04 a 08 de agosto, no Cinema Apolo. No total, serão exibidos 16 filmes e vídeos de curta, média e longa-metragem, no formato DVD e oriundos de 14 países do continente africano.

Dentre os dois curtas, seis médias e oito longas-metragens estão ficções, experimentais e documentários. A sessão de abertura na quarta-feira será apresentada pela pesquisadora e atriz carioca Ana Paula Jones, produtora do vídeo Metii Enkare, de Leonardo Brant, um dos diretores da ONG paulista Instituto Pensarte.

Estão representados na mostra países como Senegal, Camarões, Guiné Bissau, Chade, Burkina Fasso, Benin, Cabo Verde, Congo, Mauritânia, África do Sul, Namíbia, Zimbabwe e Quênia, alguns em co-produção com Portugal, Brasil, França, Luxemburgo, Bélgica e Alemanha.

PROGRAMAÇÃO
Sábado, 04 de agosto
17h30
XALIMA LA PLUME (FRA/SEN, 2003, 51 minutos), de Ousmane M?Baye. Precursor da música folk senegalesa muda-se para a França onde se apresenta em clubes de jazz. Ao sentir que a juventude de seu país o desconhece decide voltar a Dacar para gravar os seus últimos trabalhos.

18h30
FÉRIAS EM CASA (Vacances au Pays, FRA/CAM, 2000, 75 minutos), de Jean-Marie Teno. Diretor retorna ao seu país percorrendo da capital Yaondé a Badjoun, cidade onde costumava passar as férias. Uma denúncia sobre a incompetência administrativa e o fascínio da população local pela Europa e a modernidade.

19h45
NHA FALA (FRA/GUI/CAB/LUX/POR, 2002, 90 minutos), de Flora Gomes. Em Cabo Verde, tudo vira música. Vita vai estudar na França e se apaixona por Pierre. Mas ela desafia a tradição da casta e decide voltar para casa a fim de receber um castigo.

Domingo, 05 de agosto
17h30
RASTROS, PEGADAS DE MULHER (Traces, Empreintes de Femmes, FRA/BEL/BUR/SEN, 2003, 52 minutos), de Katy Léna Ndiaye. As pinturas murais das mulheres kassenas de Burkina Faso, perto da fronteira com o Gana, famosas pela harmonia e cor.

18h30
SI-GUERIKI, RAINHA MÃE (Si-Gueriki, La Reine Mère, FRA/ALE/BEN, 2002, 62 minutos), de Idrissou Morakpai. Mãe do cineasta é herdeira de título real do marido e torna-se uma autoridade na comunidade de Wassangari, ao norte do Benin. Denúncia do sistema patriarcal vigente.

19h45
O PREÇO DO PERDÃO (Le Prix du Pardon, FRA/SEN, 2001, 90 minutos), de Mansour Sora Wade. Um espesso nevoeiro cobre durante vários dias uma aldeia da costa sul do Senegal. O velho religioso está moribundo e não pode executar os ritos. Seu filho de 20 anos deve substituí-lo na tarefa.
Venceu o Prêmio Tanit de Ouro no Festival de Cartago.


Segunda-feira, 06 de agosto
17h30
CONTOS CRUÉIS DE GUERRA (Contes Cruels de la Guerra, FRA/CON/MAU, 2002, 51 minutos), de Ibea Atondi e Karim Miské. Olhar singular sobre as guerras da África contemporânea, tomando como base um miliciano envolvido com o álcool e as drogas.

18h30
ZIMBABWE: CONTAGEM REGRESSIVA (Zimbabwe, de la Liberatión au Chaos, FRA/ZIM, 2003, 55 minutos), de Michael Raeburn. O caos social e a falência econômica do país, antes da emancipação da Rodésia. Os apartidários de Robert Mugabe derrotam os britânicos após 15 anos de guerrilha.

19h45
MEMÓRIA ENTRE DUAS MARGENS (Mémoire Entre Deux Rives, FRA/BUR, 2002, 90 minutos), de Frédéric Savoye e Wolimité Sié Palenfo. A colonização francesa na região de Lobo, a sudoeste de Burkina Faso se pauta na tradição oral e restaura um século de história.


Terça-feira, 07 de agosto
17h30
WA N?WINA (FRA/AFS, 2001, 52 minutos), de Dumisani Phakathi. Reencontro com amigos de infância mostra que uma em cada duas pessoas estão fadadas a serem contaminadas pelo vírus da AIDS. Todo filmado em Soweto, na África do Sul.

18h30
RUANDA IN MEMORIAN (FRA/SEN, 2003, 68 minutos), de Samba Félix N?Diaye. Entre abril e julho de 2004 o massacre dos tutsi e dos hutus deixou um saldo de um milhão de vítimas. Um encontro de intelectuais em Kigali, Uganda, quatro anos depois tenta quebrar o silêncio a respeito do genocídio.

19h45
TASUMA, O FOGO (Tasuma, Le Feu, FRA/BUR, 2003, 90 minutos), de Kollo Daniel Sanou. Antigo atirador que lutou com o exército francês na Indochina e na Argélia espera ganhar pensão de aposentadoria mas enfrenta a burocracia. Com a intenção de ajudar as mulheres de sua aldeia compra, a crédito, um moinho, que não poderá pagar.


Quarta-feira, 08 de agosto
17h30
HOUSE OF LOVE (FRA/AFS/NAM, 2001, 26 minutos), de Cécil Moller. Imprensado entre o mar e o deserto, o porto de Welvis Bay, na Namíbia, é uma prisão a céu aberto para a pequena comunidade de mulheres obrigadas a se prostituírem.

METII ENKARE (QUE/BRA, 2007, 10 minutos), de Leonardo Brant. Relato de experiência de brasileiros em tribo Maasai, de Nairóbi, no Quênia, durante o Fórum Social Mundial em janeiro deste ano. O título do filme alude à falta de água na região.

18h30
POEIRA URBANA (Poussières de Ville, FRA/CON/SEN, 2001, 52 minutos), de Moussa Touré. Sete crianças vivem no mercado de Brazaville. Elas perambulam pela cidade atrás de comidas e pequenos biscates.

19h45
ABOUNNA (FRA/CHA, 2002, 81 minutos), de Mahamat-Saleh Haroun. Adolescente e criança abandonados pelo pai no dia em que ele deveria ser o árbitro de futebol numa partida de futebol entre garotos do bairro. Na busca pelo pai nas ruas da cidade, os dois se refugiam numa sala de cinema. Representante oficial do Chade ao Oscar 2003.

Nenhum comentário: