segunda-feira, 27 de agosto de 2007

"Obras Completas de Carl Barks" chega ao número 31



A Editora Abril lançou o 31º Volume das Obras Completas de Carl Barks (R$ 16,90). A revista é um caso à parte na coleção porque não há uma só história com o Tio Patinhas, o personagem predileto do lendário desenhista. Todas elas são protagonizadas por Donald e os sobrinhos.

É um volume pra prestar atenção não só pela qualidade do texto e desenhos que eternizou o trabalho de Barks, mas também por conter material inédito. Trata-se da história "A Noite das Bruxas", adaptada do script de um desenho animado. Carl Barks adicionou à trama novos elementos, só que os editores da época resolveram censurá-los, ou seja, nove páginas foram mutiladas da HQ original. Somente agora a história volta completa - "director's cut".



Outro ponto de interesse, principalmente aos brasileiros, está na história "Aventura no Vale Proibido", em que os patos embarcam para a Selva Amazônica, na única referência que Carl Barks já fez ao Brasil. Bem, não esperem muito além do clichê de país selvagem e exótico. Eles navegam rio acima no S.S. Malária, e precisam enfrentar caçadores, índios canibais e, pasmem, animais pré-históricos.

Por fim, "Vida de Pato" mostra página a página um exercício de tradução do roteiro original esboçado pelo mestre, a história publicada em 1970, e uma releitura feita pelo holandês Daan Jippes em 1998.

A revista não traz nenhuma menção ao fato, mas provavelmente este será o último volume da coleção. Isso porque ele encerra com a derradeira história criada por Barks, "Aventura em Nada em Nada", baseada em argumento seu escrito no ano 2000 (ano de sua morte), e desenhada por Pat Block.

Nenhum comentário: