segunda-feira, 6 de agosto de 2007

I Jornada de Cinema Silencioso (SP) terá filmes e artistas pernambucanos



CARTAZ DE "A FILHA DO ADVOGADO" (1926), DE JOTA SOARES, QUE SERÁ EXIBIDO COM ACOMPANHAMENTO AO VIVO DE ANDRÉ ABUJAMRA

Os músicos pernambucanos Alex Mono e Pi-R estão na programação da I JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO. Eles farão uma performance ao vivo, criada e apresentada durante a projeção do filme "Veneza Americana" (1924, 61 min.), de Hugo Farangola.

O convite partiu do músico paulista Lívio Tragtenberg, que está à frente da coordenação musical do evento, que se realizará entre 10 e 19 de agosto, na Cinemateca Brasileira (São Paulo).

Para compor sua peça musical, Alex Mono e Pi-R receberam uma cópia digitalizada do filme, providenciada pela Fundação Joaquim Nabuco, parceira do evento paulista. Eles se apresentam no dia 12/08 (domingo), às 19h, na SALA BNDES.

"Veneza Americana" faz parte do Ciclo do Recife (1923-1931), período em que a cidade foi um dos maiores pólos de produção do cinema nacional. "Aitaré da Praia" (Gentil Roiz), "A Filha do Advogado" (Jota Soares) e "Jurando Vingar" (Ary Severo), são produções que integram a Jornada.

Estão programados mais de 30 filmes silenciosos produzidos no Brasil e no exterior, em sessões com acompanhamento musical ao vivo. A idéia é apresentar uma criação musical que extrapole o característico som de pianola tocada durante as exibições da época.

Além de Alex Mono e Pi-R, foram convidados, entre outros, Arrigo Barnabé, Maurício Takara e André Abujanra. Abujanra fará o acompanhamento para o clássico pernambucano "A Filha do Advogado", rodado em 1926.

Na programação internacional estão nove títulos germânicos anteriores ao período do Expressionismo Alemão. "Die Sumpfblume" (A Flor do Pântano, 1913), de Viggo Larsen, e "Die Teulfelskirche" (A Igreja do Diabo, 1919), de Hans Mierendorff, são alguns deles.

O evento ainda contará com o pesquisador norte-americano Ben Singer que apresentará uma conferência sobre modernidade e tradição na produção pioneira do cinema dos Estados Unidos.

A programação completa está no post abaixo.

Nenhum comentário: