terça-feira, 28 de agosto de 2007

Filmes nordestinos dominam o II Festival Macapá de Cinema e Vídeo



ÁRIDO MOVIE, DE LÍRIO FERREIRA, É UM DOS SELECIONADOS PARA A MOSTRA COMPETITIVA DO FESTIVAL

De 22 a 29 de setembro acontece o II Festival Macapá de Cinema e Vídeo, com mostra competitiva de longas e curtas metragens brasileiros, mostra macapaense de vídeo e a mostra de cinema brasileiro (no Cinema Voador, montado na praia). Completam a programação oficinas de documentário, produção e formatação de projetos.

É esmagadora a presença nordestina na programação competitiva de longas e curtas. Dos sete longas, somente Pro dia Nascer Feliz, de João Jardim vem de outra região do Brasil (sudeste, apesar de ter locações em Pernambuco). Rapsodia para um homem comum, Camilo Cavalcante e O som da luz do trovão, Petrônio Lorena, dois curtas de diretores pernambucanos, completam o cenário que confirma de que região geográfica vem a força criativa e renovadora do cinema brasileiro século 21.

A mostra competitiva de longas e curtas acontece no Teatro das Bacabeiras. Em votação direta, o público escolhe o melhor filme, melhor ator e melhor atriz.

A segunda mostra macapaense de vídeo é destinada à produção do estado do Amapá. Um júri de profissionais da cultura escolherá os três trabalhados mais representativos da produção recente do Amapá que receberão o troféu Equinócio.

O Cinema Voador, irá a diversos bairros de Macapá, para apresentar as sessões da mostra de cinema brasileiro, que exibirá filmes marcantes quando de seus respectivos lançamentos.

A curadoria das mostras do II Festival Macapá de Cinema e Vídeo (Competitiva, Filmes Brasileiros - Cinema Voador) é de Fernando Adolfo Cardoso de Andrade, profissional reconhecido por seu trabalho no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro desde 1965, e à frente de sua realização há mais de uma década.

PROGRAMAÇÃO
Longa-metragem – Mostra Competitiva
1. Eu me lembro, Edgar Navarro
2. Ilha da Morte, Wolney Oliveira
3. Pro dia nascer feliz, João Jardim
4. Cinema, aspirinas e urubus, Marcelo Gomes
5. Árido Movie, Lírio Ferreira
6. O engenho de Zé Lins, Vladimir Carvalho
7. O Céu de Suely, Karim Aïnouz

Curta-metragem – Mostra Competitiva
1. Noite de Marionetes, Haroldo Borges
2. O canto da Ceilândia, Ardiley Queiroz
3. O dia de folga, André Carvalheira
4. A espera da morte, André Luis da Cunha
5. Rapsodia para um homem comum, Camilo Cavalcante
6. O som da luz do trovão, Petrônio Lorena
7. Bolo de Morango, Julia Jordão

Nenhum comentário: