terça-feira, 7 de agosto de 2007

"Estórias Gerais", de Srbek e Flávio Colin, em pré-venda no site da Conrad



A Conrad Livros se prepara para lançar "Estórias Gerais", de Wellington Srbek e Flávio Colin. Este é um dos últimos trabalhos do mestre Colin, falecido em 2002, um ano depois de ter concluído a obra.

Lançada de forma independente em 2001 (com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte), a primeira edição de "Estórias Gerais" se esgotou, e rapidamente virou lenda entre os amantes dos quadrinhos brasileiros.

Dividido em seis partes que se entrecruzam, o livro conta a história de um jornalista que chega a uma cidade fictícia no norte de Minas para apurar a história de um cangaceiro que aterroriza a região. Tudo isso se passa no começo do século 20, o que aproxima mais ainda o trabalho da dupla do universo literário de Guimarães Rosa.

Depois de receber dois HQ MIX e dois Troféus Angelo Agostini, "Estórias Gerais" foi publicada na Espanha pela editora Editions du Ponent sob o título "Tierra de Historias" (em julho de 2006).

De acordo com a editora Conrad, que colocou o livro em pré-venda (R$ 24) desde a última sexta-feira, "Estórias Gerais" é um dos mais importantes álbuns brasileiros de quadrinhos desta década. (com informações do release).

Wellington Sberk é historiador formado pela UFMG e roteirista de quadrinhos. Desde meados dos anos 90, vem editando revistas, fanzines e escrevendo livros sobre teoria e história dos quadrinhos.

Flávio Colin (1930-2002) começou a publicar em 1956, pela Rio Gráfica Editora. Durante os anos 60, ao mesmo tempo em que fez HQs de terror e participou da Cooperativa Editora e de Trabalho de Porto Alegre, na busca de fortalecer a produção nacional. Em 1964, criou o personagem Sepé, um índio que viveu no tempo das missões.

Foi o primeiro de seus projetos voltados para o folclore e história nacional, como "A Guerra dos Farrapos" e a "História de Curitiba". Seu último trabalho, "O Curupira", foi publicado em outubro do ano passado pela Pixel Media.

Nenhum comentário: