sexta-feira, 3 de agosto de 2007
Cinema da Fundação: homenagem a Bergman e Antonioni + programação da semana
Nesta semana estréia no Cinema da Fundação o filme iraniano “Fora do Jogo”, em que um grupo de mulheres tenta entrar numa eliminatória para a Copa do Mundo na cidade de Teerã. O problema é que a lei do Irã proíbe mulheres em estádios de futebol. “Fabricando Tom Zé” entra na 2a. Semana, e “Uma Mulher Sob Influência” se despede com duas últimas sessões.
Em homenagem póstuma aos grandes diretores Ingmar Bergman e Michelangelo Antonioni, a sala exibirá sessões especiais de “Infiel” (1999), filme de Liv Ullmann, com roteiro autobiográfico de Ingmar Bergman, e “Minha Viagem à Itália” (2001), de Martin Scorsese, documentário especial sobre os principais mestres do cinema italiano, com destaque para Antonioni.
CINEMA DA FUNDAÇÃO - Programação de 3 a 9 de Agosto de 2007
Estréia
FORA DO JOGO(Offside, Irã, 2006). De Jafar Panahi.
Com Sima Mobarak Shahi, Safar Samandar e Shayesteh Irani. Depois das exibições na programação especial do Cinema da Fundação no Festival de Inverno de Garanhuns, estréia no Recife Fora do Jogo. O diretor iraniano Jafar Panahi aborda um grupo de garotas que fazem de tudo para entrar no Azadi Stadium, em Teerã, para assistir a uma partida das eliminatórias da Copa do Mundo. No Irã, as mulheres são proibidas de freqüentar estádios. Um grupo de seis garotas, fanáticas por futebol, se disfarça e tenta driblar os seguranças para conquistar um lugar nas arquibancadas. Panahi dirigiu O Espelho (1997) e O Círculo (2000), ambos exibidos no Cinema da Fundação, e seus filmes geralmente são proibidos no seu próprio país (Fora do Jogo foi oficialmente banido). Os atores são todos amadores e o futebol é apenas um bilhete de entrada para o principal assunto tratado, a intolerância e a falta de liberdade. Vencedor do Urso de Prata - Festival de Berlim 2006. Pandora / 88 min / Dolby SR / Livre / Inédito
Horários:
Sexta: 18h45 / 20h30
Sábado: 20h40
Domingo – 18h / 19h50
Terça – 16h15 - 20h45
Qua – 18h
Qui-18h
_________________________________________________
2 Sessões Especiais BERGMAN,
Sábado, 17h45, Quarta, 19h45
I n f i e l(Trölosa, Suécia, 1999). Um filme de Liv Ullman, com roteiro de Ingmar Bergman. O Cinema da Fundação promove projeção especial para marcar a morte de Ingmar Bergman, aos 89 anos, esta semana. Ao invés de homenagear o autor com obras suas já muito conhecidas como “Morangos Silvestres” ou “O Sétimo Selo”, fomos nos arquivos encontrar uma das suas últimas colaborações de Ingmar Bergman com Liv Ullmann, sua ex-mulher e colaboradora numa dezena de filmes. INFIEL (Trölosa, 1999) é tido como um dos melhores roteiros escritos por Bergman ao longo de toda a sua carreira e tem como base a sua própria relação de infidelidade com as mulheres que passaram pela sua vida, Ullmann incluída. Esta investigação perturbadora sobre o fim de uma relação vem sem sentimentalismos ou compromissos com a idéia de “aliviar” para o espectador, num ensaio forte em formato de terapia que condensa algumas das marcas principais do cineasta sueco. Ele próprio participa da narrativa através do personagem identificado como “Bergman”, aqui interpretado por Erland Josephson. Imperdível. O filme foi apresentado no Cinema da Fundação há cinco anos e fez parte da Seleção Cannes 2000. Tela Plana / Dolby SR / 16 anos / 154 mins.
Horários:
Sab – 17h45
Qua – 19h45
Sessão Especial ANTONIONI, Segunda-Feira, 18h
ENTRADA FRANCA para esta sessão
Minha Viagem à Itália. Um filme de Martin Scorsese. O Cinema da Fundação oferece rara oportunidade de ver na tela grande uma apaixonada declaração de amor ao cinema. O cineasta Martin Scorsese apresenta o que resulta num maravilhoso curso intensivo sobre o cinema italiano que tanto o influenciou, apresentando imagens e interpretações pessoais dos grandes mestres Vitorio de Sica, Roberto Rossellini, Federico Fellini, Luchino Visconti e Michelangelo Antonioni, cada um deles ganhando uma aula concisa, falecido esta semana. Scorsese lembra com especial paixão de O Eclipse (1962), de Antonioni, como “a obra que mais abriu minha cabeça para as possibilidades da linguagem cinematográfica”. Por causa da longa duração desta experiência rara, teremos intervalo de 15 minutos durante a projeção. Seleção Cannes 2001. Tela Plana / Mono / 12 anos / 240 mins.
________________________________________________
2a. Semana
FABRICANDO TOM ZÉ De Décio Matos Jr. Com depoimentos de Tom Zé, Gilberto Gil, Caetano Veloso, David Byrne, Neusa Martins e outros. O documentário retrata a vida e obra de um dos mais controversos Tropicalistas, Tom Zé, 70 anos, cuja turnê pela Europa em 2005 é aqui o fio condutor. O filme mistura diferentes formatos de vídeo, película e animação para apresentar uma detalhada visão do universo musical de Tom Zé, para o qual um baixo e um esmeril têm a mesma importância melódica. Em entrevistas intimistas, ele narra diversas fases de sua vida e conta como começou sua carreira na década de 60, o ostracismo nos anos 70 e seu ressurgimento no início anos 90. http://www.fabricandotomze.com.br Estação / Dolby SR / Inédito / Livre / 89 min.
Horários:
Sexta – 17h
Sábado - 16h
Domingo - 16h15
Qua – 16h10
Qui – 16h15
3ª semana
Uma Mulher Sob Influência (A Woman Under The Influence, EUA, 1974). De John Cassavetes. Com Peter Falk, Gena Rowlands, Matthew Cassel, Katherine Cassavetes, Lady Rowlands, Fred Draper. A distribuidora Estação está disponibilizando cópias restauradas de clássicos do mestre nova-iorquino John Cassavetes (1929-1989). Com uma vasta filmografia de difícil acesso no Brasil (seus filmes não foram lançados em DVD), o Cinema da Fundação traz ao Recife o primeiro de alguns que mostram a verve visceral do diretor e sua vocação para os temas urgentes da vida. Em “Uma Mulher sob Influência” Peter Falk é Nick, um trabalhador sobrecarregado e melancólico que tenta lidar com a instabilidade mental de sua esposa Mabel (Gena Rowlands). Ele luta para manter as aparências da normalidade em oposição ao comportamento desregrado de sua esposa. Mas Nick precisa agir quando os atos dela começam a afetar seus filhos. Indicado para o Oscar 75 de melhor direção e atriz (Rowlands). Globo de Ouro 75 de Melhor Atriz Drama para Rowlands. 155min. / Filmes do Estação / Mono / Tela Plana / Livre
Horários:
Terça – 18h
Qui – 19h45
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário