
Já não era sem tempo: após publicar trabalhos de Art Spiegelman, Joe Sacco e Angeli, a edição de janeiro da revista Piauí traz uma história inédita do casal Robert e Aline Crumb.
A família Crumb está radicada na França desde 1994. No entanto, nada de aposentadoria. Todos continuam a desenhar HQs, inclusive Sophie, a única filha, hoje com 27 anos.
A HQ publicada na Piauí foi feita por Robert e Aline-Kominsky Crumb, que desenham juntos desde os anos 80.
A história, como sempre uma autoficção (ou seria autobiografia?) versa sobre a vida íntima do casal, quando Aline volta de uma cirurgia plástica para rejuvenescimento facial.
Crumb, que nos últimos tempos vem produzindo sua versão para o antigo testamento, divide com os leitores seu horror em ver o estado do rosto da mulher. "... ela está chafurdando num materialismo nojento! O que ela sabe da extraordinária batalha interior, de quantos mulhares de horas de meditação são necessários para confrontar a verdade, a velhice e a morte?, reflete o desenhista, sentado em sua privada.
Além da espirituosa HQ, a revista traz uma excelente matéria sobre o caricaturista norte-americano David Levine, que após 45 anos trabalhando na New York Review of Books, está aposentando o pincel devido a uma doença degenerativa dos olhos.
A capa da revista também está uma beleza:

Boa leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário