quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Costa-Gavras apresenta novo filme no Brasil


Constantin Costa-Gavras virá ao Brasil no mês de abril, para apresentar seu novo longa, O Éden está à oeste (Eden à l'ouest).

O cultuado diretor greco-francês será o grande convidado da 13ª edição do Cine PE – Festival Audiovisual do Recife, marcado para o período entre 27 de abril e 3 de maio. O filme será exibido fora de competição, na noite de abertura.

A informação foi confirmada hoje por Alfredo Bertini, da BPE Produções, empresa responsável pela realização do evento.

"Este é o ano da França no Brasil e, neste sentido, a presença de Costra-Gavras é bastante emblemática", comentou Bertini.

Costa-Gavras, que entre em fevereiro presidirá o júri do 59º Festival de Berlim, na Alemanha, deve desembarcar na capital pernambucana no dia 26 de abril, um dia antes da abertura do Cine PE.

Bertini não adiantou detalhes sobre a agenda do cineasta, pois ela ainda não está definida, mas afirmou que ele passará cinco dias em Pernambuco.

Autor de clássicos da cinematografia européia, Costa-Gavras é conhecido por produzir filmes críticos e de forte teor político-social.

Z, Amén e O quarto poder são três de suas melhores e mais conhecidas obras. Em O Éden está à oeste, o diretor trata do fluxo de imigrantes ilegais nos países da União Européia.

Bertini também antecipou algumas das oficinas em planejamento para este ano, entre elas, cinema e literatura, economia da cultura, co-produção internacional e preparação de elenco.

Nenhum comentário: