sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Restauração Pernambucana ganha versão quadrinizada


CAPA // No Recife, Dia do Quadrinho Nacional é celebrado com lançamento

Várias cidades comemoram hoje o Dia do Quadrinho Nacional com exposições e palestras. No Recife, será lançada Heróis da Restauração Pernambucana (100 páginas, R$ 20), adaptação do livro do historiador José Antônio Gonsalves de Mello, quadrinizada por Amaro Braga, Danielle Jaimes e Roberta Cirne, o mesmo trio responsável pela série Passos perdidos, que reconta a trajetória dos judeus em Pernambuco a partir do livro de Tânia Kaufmann.

O evento é gratuito, e está marcado para as 19h de hoje, na Livraria Cultura (Paço Alfândega), e conta com duas palestras: uma, sobre outras obras que contam a história de Pernambuco em quadrinhos, e outra sobre histórias em quadrinhos feitas por pernambucanos, como o célebre Péricles, criador do famigerado personagem O Amigo da Onça.

Publicado com recursos do Funcultura, o que permitiu a impressão de mil cópias, Heróis da Restauração Pernambucana é dividido em quatro blocos. Cada um apresenta personagens essenciais na luta pela expulsão dos holandeses do território nacional, em1654: Henrique Dias, João Fernandes Vieira, Felipe Camarão e Antonio Dias Cardoso. "Um negro, um mestiço, um índio e um português. Ali se deu a formação da identidade brasileira", afirma Braga, professor de sociologia que assina o roteiro da obra.

Braga conta que encontrou no meio acadêmico um campo fértil e praticamente virgem para adaptações para os quadrinhos, linguagem que pode quebrar a resistência à temas considerados difíceis. "Não se trata de uma simplificação de um texto, pois a linguagem sequencial é mais do que isso. É uma maneira convidativa, lúdica e prazeirosa de escoar a produção acadêmica", conta o autor, cujo plano de distribuição inclui escolas estaduas, onde a revista será adotada como material paradidático.

Nenhum comentário: