segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Começa hoje o 4º Festival de Cinema de Truinfo

Festival de Cinema de Triunfo começa hoje, levando ao Sertão do Pajeú 48 filmes de todo o Brasil. Neste ano o evento, que segue até 20 de agosto (sábado), homenageia o empresário Genivaldo Di Pace, o produtor de cinema Germano Coelho Filho (falecido em outubro do ano passado) e os atores Irandhir Santos e Matheus Nachtegaele, que trabalharam juntos no último filme de Cláudio Assis, Febre do rato. Promovido pelo governo do estado, o festival distribuirá R$ 47 mil em prêmios é será sediado no histórico Cine Guarany, inaugurado em 1922, recentemente reformado e equipado com projetor 35mm. A entrada é franca.

A programação inclui boa parte da atual safra produzida em Pernambuco, além de longas e curtas nacionais. Hoje, às 20h, o evento abre com dois longas em competição: os documentários Cinema de guerrilha, de Evaldo Mocarzel, e Vigias, de Marcelo Lordello. A entrega dos Troféus Caretas será no sábado, com a exibição fora de concurso de Di Melo - o imorrível, curta de Alan Oliveira e Rúbens Pássaro, e do longa Olhares sobre Lilith, de Alice Gouveia, Tuca Siqueira e mais 23 cineastas pernambucanas.

“O Festival tem crescido porque leva produções para o Sertão que de outra forma não seriam vistas pelos frequentadores locais”, destaca a coordenadora de cinema da secretaria estadual de cultura, Carla Francine.

Além das sessões no Guarany, este ano o festival promoverá exibição de filmes no bairro do Rosário, fruto de parceria entre o evento, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e o Sesc/PE. Debates e formação também estão na pauta, através do 3º Encontro de Cineclubes de Pernambuco, oficinas para realizadores e professores e 2º do Seminário sobre Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual no Nordeste, que promove integração entre cineclubistas, realizadores e militantes da cultura de diferentes regiões do país. A programação completa está disponível no site www.festivaldecinemadetriunfo.blogspot.com.

(Diario de Pernambuco, 15/08/2011)

Nenhum comentário: