quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Coluna de lançamentos, bastidores e "eu indico" da semana

A encruzilhada (Crossroads, EUA, 1985). De Water Hill. 99 minutos. Sony (produto exclusivo Livraria Cultura).

Inevitável comparar A encruzilhada com Karate Kid. Ambos colocaram Ralph Macchio no efêmero estrelato de garotos-prodígio - e a estrutura dos filmes é praticamente a mesma. Aqui, ele é Lightnin’ Boy, músico iniciante que se rebela contra a formação erudita e cai na estrada com bluesman rabugento (Joe Seneca), com quem aprende os segredos do gênero musical nos campos de algodão do Mississippi. Até o duelo final, entre Macchio e o guitarrista Steve Vai, evoca os tempos de Daniel-san. Hoje, sobrevive a fotografia em sépia e a bela trilha de Ry Cooder.

Mad men - 3ª temporada (EUA, 2010). 585 minutos (4 DVDs). Universal.

Esta série de TV criada por Matthew Weiner (de Família Soprano) se equilibra o competitivo ambiente de trabalho à silenciosa intimidade familiar. O tom, sóbrio e cool, conta a favor. O ponto em comum é a Sterling Cooper, agência publicitária gerida por novos e velhos conhecidos. Na vitória ou na derrota, eles nunca perdem a elegância. Situada nos anos 1960, a trama traz elementos que permitem observar as mudanças de comportamento, sempre que as entrelinhas permitem. Incomum para o padrão televisivo, a narrativa é sofisticada e traz uma surpresa a cada episódio.

Coleção Billy Wilder (3 DVDs). 392 minutos. Fox (produto exclusivo Livraria Cultura).

Três boas comédias de Wilder, esse especialista do comportamento humano. São filmes que, a partir de clichês e caricaturas sociais, emocionam e chegam a verdades profundas. Em todos, Jack Lemmon representa o homem puro, comum, um idealista num mundo corrompido. Ele é o bom empregado de Se meu apartamento falasse (1960), o músico que apoia as artimanhas de Tony Curtis para ficar com Marilyn Monroe em Quanto mais quente melhor (1959). E em Irma La Douce (1963), temos Shirley MacLaine de lingerie verde-limão, magnífica.


Eu indico

Indico O homem ao lado, de Mariano Cohn e Gastón Duprat, uma obra leve e profunda da nova safra argentina. Com um humor irônico e sofisticado, o filme trata da luz, do espaço e do outro a partir do desejo de um homem de abrir uma janela na parede que divide com o vizinho. É interessante ver e dialogar com esse olhar, em essência não tão diferente do nosso, sobre a cidade.

Mykaela Plotkin, realizadora e estudante no Observatorio de Cine

BASTIDORES

Censura em foco - A censura será tema de um dos seminários do 39º Festival de Gramado, que começa amanhã. Promovido pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), o encontro A censura voltou? O veto ao longa ‘A serbian film em questão’, terá nomes como Frederico Machado (Lume Filmes), Luiz Zanin Oricchio (presidente da Abraccine), Roger Lerina (presidente da ACCIRS) e Davi Pires (do Ministério da Justiça).

Itinerante - O projeto Conexão Cultural – Cinemóvel chegou a Escada, na Mata Sul. Hoje e amanhã, a sessão será às às 8h, 10h, 13h30, 15h30 e 19h30, na Escola Municipal Marechal Costa e Silva (Jaguaribe). No sábado, mesmos horários, será na Escola Fernando Campelo (Riacho do Navio). O público pode escolher o filme: O bem amado, O ano em que meus pais saíram de férias, Chico Xavier, O mundo em duas voltas, O grilo feliz, Orquestra dos meninos e As melhores coisas do mundo. O projeto promoverá 380 sessões pelo Brasil, em 11,4 mil pontos de exibição.

Festivais - Inscrições abertas para o Vitória Cine Video (ES), para a Semana dos Realizadores (RJ) e para o Brasil Cinemundi. Para este, um programa de co-produção para projetos em desenvolvimento, a serem apresentados na Mostra CineBH. O prazo termina amanhã.

Malick - Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, A árvore da vida, de Terrence Malick, estreia semana que vem, mas no sábado, às 10h30, tem pré-estreia no UCI Casa Forte. Haverá debate com os críticos Rodrigo Carreiro, Alexandre Figueirôa, Ronilson Araújo, Fernando Vasconcelos e Hugo Viana.

Nenhum comentário: