quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sai lista dos indicados ao Oscar



A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou ontem a lista dos indicados à 83ª edição do Oscar, principal prêmio do cinema mundial. O discurso do rei concorre em doze categorias, mas nem por isso pode ser considerado o favorito. Basta lembrar que na cerimônia do ano passado Avatar ficou de fora das principais categorias e que este ano a disputa está pesada, com novos filmes dos irmãos Coen (Bravura indômita, dez indicações) e Danny Boyle (127 horas, seis indicações), oscarizados por Onde os fracos não têm vez e Quem quer ser um milinário?.

Há o fator A rede social (oito indicações), forte concorrente que tem o tempo a seu favor (mais contemporâneo impossível). Bem que merecem a estatueta a direção segura de David Fincher, a montagem que traduz o estado de espírito da geração 2.0 e a trilha de Trent Reznor (Nine Inch Nails).

Quem será o melhor ator? Eisenberg, que traduz o poderoso dono do Facebook em um pós-adolescente inseguro e vingativo? Ou Colin Firth, na pele do mitológico Rei George? James Franco, que amarga o drama real de Aron Ralston, montanhista que sobrevive em local inóspito? Ou Jeff Bridges, que refaz papel reservado a John Wayne em Bravura indômita? Se Bridges acaba de ser agraciado por Coração louco (2009), basta considerar que Biutiful, de Alejandro Iñárritu, que concorre entre os filmes em língua estrangeira, traz o astro espanhol Javier Bardem, melhor coadjuvante em 2008 por Onde os fracos não têm vez.

Assim como foi com Up - altas aventuras ano passado, Toy Story 3 concorre como melhor filme e melhor animação. Na mesma categoria, O mágico, de Sylvain Chomet, sob roteiro de Jacques Tati, trata do mesmo tema, a dificuldade de envelhecer com dignidade em tempos de ditadura do novo. Mas O mágico é 100% analógico/artesanal, enquanto Toy Story é 100% digital/industrial. Fácil crer na vitória deste último, mas importante ver a outra pequena e melancólica obra de arte reconhecida por Hollywood.

Boa surpresa para os brasileiros, que se achavam fora do páreo após Lula - o filho do Brasil ter sido recusado pela academia, será representado por Lixo extraordinário. Notícia especial para os pernambucanos, pois uma das diretoras (Karen Harley), nasceu e cresceu no Recife antes de mudar para o Rio, em 1990, onde fez carreira como montadora.

Lixo extraordinário, ou melhor, Waste land, trata das intervenções do artista plástico Vik Muniz em aterro sanitário carioca e disputa o Oscar com dois fortes candidatos: Inside job, onde Matt Damon narra o que há por trás da crise mundial de 2008, e Exit trough the gift shop, subversiva visão do britânico Banksy sobre o mercado da arte contemporânea. Com apresentação dos atores James Franco e Anne Hathaway, a entrega do Oscar será no dia 27 de fevereiro no Teatro Kodak, em Los Angeles.

Veja lista aqui a completa dos indicados.

(Diario de Pernambuco, 26/01/2011)

Nenhum comentário: