terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A rede social vence Globo de Ouro



Com elogios a Mark Zuckerberg e perigosas piadas do apresentador Ricky Gervais, a 68ª edição do Globo de Ouro favoreceu o filme A rede social e o seriado de TV Glee. O prêmio da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) foi entregue na noite do domingo, em cerimônia com quatro horas de duração, em Beverly Hills. Outras atrações da TV de grande repercussão, como Big Bang theory e Boardwalk empire, também foram premiados.

Se o Globo de Ouro for prenúncio do Oscar, marcado para o próximo 27 de fevereiro, A rede social de David Fincher é o favorito, com O discurso do Rei, O vencedor, Minhas mães e meu pai e Toy Story 3 na fila da repescagem. No páreo, há que considerar O besouro verde de Michel Gondry Bravura Indômita (True Grit), remake dos irmãos Coen sequer citado pelo Globe. O filme estreou em 14 de dezembro nos EUA e irá abrir o próximo festival de Berlim.

"Zuckerberg, a garota do começo do filme está errada. Você é um grande visionário, empreendedor e altruísta", disse Aaron Sorkin, vencedor do prêmio de melhor roteiro por A rede social. Jesse Eisenberg, que vive Zuckerberg no filme, com expressão parecida à usada no filme, assistiu a Colin Firth (de O discurso de rei) ser escolhido o melhor ator. Mark Whalberg (O vencedor) aplaudiu o colega.

Premiado pelo conjunto da obra, Robert de Niro enumerou filmes "menores" como Jacknife, Frankenstein e Brazil, que ficaram de fora do vídeo editado com os "hits" Taxi driver, Os bons companheiros e Touro indomável. Ironizou ao anunciar que gravou DVDs com todos eles para vender na saída do teatro e disse que Tempo de despertar é um de seus favoritos, com elogios a Robin Williams. De Niro, aliado à premiação de Al Pacino e Steve Buscemi (estes dois por trabalhos para a TV) e à participação de Scarlett Johanson e Jane Fonda, no anúncio dos troféus, evitaram que uma cerimônia demasiado longa se tornasse um sonífero completo.

Natalie Portman (Cisne negro), Colin Firth (O discurso do Rei) e Christian Bale (O vencedor) também devem estar na lista dos mais cotados para o Oscar, que, queira Oxalá, venha mais enxuto e menos óbvio que o irmão mais novo.

No Brasil, O turista estreia na próxima sexta; O vencedor e Cisne Negro estreiam dia 4/02; e O discurso do Rei e Bravura indômita, em 11/02.

(Diario de Pernambuco, 18/01/2011)

Um comentário:

Yse disse...
Este comentário foi removido pelo autor.